Viernes, 05 de Diciembre de 2025

Viagens, calor, tempo de preparação: além dos rivais, o que o sorteio da copa irá definir

BrasilO Globo, Brasil 5 de diciembre de 2025

Agora é com as bolinhas

Agora é com as bolinhas
A Fifa sorteia hoje, a partir das 14h (de Brasília), os grupos da Copa de 2026, e claro que conhecer os adversários do Brasil é importante. Afinal, enfrentar rivais de pouca expressão, como Cabo Verde e Curaçao, ou já ter um clássico contra a Itália (que ainda jogará a repescagem) faz toda a diferença para os comandados de Carlo Ancelotti. Mas as bolinhas definirão outros elementos que, embora menos evidentes, também influenciam a caminhada. E é neles que a CBF mais está de olho neste momento.
Por se tratar de uma edição realizada em três países " e que abrangerá as duas costas dos Estados Unidos, o principal deles ", os deslocamentos terão importância extra. A possibilidade de fazer longas viagens, encarar fusos horários distintos, enfrentar o calor extremo e até estrear mais cedo ou mais tarde estão em jogo no sorteio.
Mesmo que a Fifa só vá revelar os estádios e os horários de cada confronto amanhã, a definição das chaves já dará uma noção do que cada seleção terá pela frente na primeira fase. A organização deixou pré-definidas as sedes em que ocorrerão os jogos de cada grupo.
O C, por exemplo, terá todos os duelos na costa Leste dos EUA, de temperaturas mais elevadas e mais sujeita aos fenômenos climáticos que podem interromper as partidas. O mesmo ocorre nos outros grupos: as sedes que receberão as duas partidas de cada rodada já estão definidas (restará à Fifa distribuir os confrontos entre elas).
Por isso, independentemente das seleções, há grupos mais atraentes do que outros. Alguns serão disputados em sedes próximas, com viagens mais curtas. É o caso do I (todos os jogos serão na ponta Nordeste dos EUA e em Toronto, no Canadá).
Por outros motivos, o G também enche os olhos. Quem estiver nele não sairá da costa Oeste na fase de grupos. É onde as temperaturas são mais amenas e há menos tempestades e raios.
Outros, porém, envolverão logística mais complexa, com deslocamentos maiores e mudanças de fuso. Como o J, que pode obrigar uma seleção a jogar em São Francisco, na costa Oeste, e depois ir para Dallas ou Kansas, na região central.
Após mapear as opções, a CBF aguarda a definição do grupo para bater o martelo de onde será sua base no torneio. Além da estrutura, ela leva em conta uma localização que minimize as viagens entre jogos. Fugir do calor é outro objetivo, mas é uma variável menos previsível.
Amistoso em maio
A CBF planeja reunir os jogadores na Granja Comary na última semana de maio. Esta primeira etapa termina com um amistoso de despedida da torcida em local a ser definido. De lá, viaja para os EUA para uma segunda fase da preparação.
Este período será numa instalação diferente das oferecidas para a Copa e prevê um segundo amistoso, a depender do tempo disponível. Isso porque a seleção precisa estar na base oficial até cinco dias antes da data do primeiro jogo, que também será conhecida hoje.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela