Miércoles, 10 de Diciembre de 2025

Keeta oferece ‘compra intermediada’

BrasilO Globo, Brasil 10 de diciembre de 2025

Uma modalidade de pedido de refeições chamada "compra intermediada", trazida ao Brasil ...

Uma modalidade de pedido de refeições chamada "compra intermediada", trazida ao Brasil pela gigante chinesa das entregas Keeta, tem gerado reclamações de restaurantes que aparecem à revelia no aplicativo de delivery. Nesse formato, o consumidor consegue fazer pedidos em restaurantes que não têm contrato com a Keeta. Um entregador ou assistente da empresa recebe a solicitação, vai até o restaurante, faz o pedido diretamente no caixa e leva o produto ao cliente.
Ao menos quatro redes procuraram a Associação Nacional de Restaurantes (ANR) para se queixar do uso desse modelo em Santos e São Vicente, no litoral de São Paulo, onde a Keeta começou a operar em agosto, em projeto-piloto. Em 1º de dezembro, a marca iniciou as operações na capital paulista e outras cidades da Região Metropolitana.
Já na estreia, a plataforma reunia 27 mil restaurantes e 98,2 mil entregadores cadastrados na capital. O iFood, por sua vez, conta com 450 mil entregadores cadastrados no país. Durante o piloto da Keeta em Santos e São Vicente, mais de mil restaurantes e 4,7 mil entregadores se cadastraram até 30 de novembro. Nos primeiros 20 dias de operação, a base cresceu 60% entre os restaurantes e 135% entre os entregadores.
Segundo a ANR, os problemas envolvem o uso não autorizado da marca e preços que não condizem com a estratégia dos restaurantes. Valores promocionais podem, por exemplo, aumentar a demanda sem que os restaurantes estejam preparados.
experiência do cliente
No app da Keeta, ao clicar na tag "compra intermediada", o consumidor é informado de que os preços podem ser diferentes daqueles cobrados no restaurante, já que incluem custos de compra e entrega vinculados ao serviço. Segundo a empresa, o modelo "garante que os clientes possam desfrutar de uma seleção mais ampla e de uma experiência de entrega excelente, mesmo em restaurantes que ainda não têm parceria direta com a Keeta". A empresa diz ainda que, em caso de problemas, "analisa a reclamação e aplica a política de reembolso". E garante que os logotipos dos restaurantes não são exibidos.
No fim de semana, o Outback Brasil, uma das redes que aparecem na opção "compra intermediada" da Keeta, publicou nos Stories do Instagram que a rede mantém parcerias "apenas com o iFood e com a 99Food". "Para receber o seu pedido com qualidade e segurança, e aproveitar a experiência Outback que você já conhece, recomendamos que seus pedidos sejam feitos exclusivamente por esses canais", dizia a mensagem.
Segundo uma fonte do setor informou ao GLOBO, outra rede incomodada com o formato de compra intermediada em Santos seria a Pizza Hut. Procurada, a companhia não negou nem confirmou a informação, mas informou que não tem parceria com a Keeta no momento.
Fernando de Paula, vice-presidente do Conselho Diretor da ANR, disse que a entidade não considera acionar a Justiça contra a Keeta, mas espera que a empresa abandone a modalidade.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela