Jueves, 15 de Enero de 2026

Servidores receberão benefícios congelados na pandemia

BrasilO Globo, Brasil 14 de enero de 2026

O presidente Lula sancionou, ontem, projeto que autoriza a União, os estados, o Distrito ...

O presidente Lula sancionou, ontem, projeto que autoriza a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios a pagarem, retroativamente, a servidores os benefícios congelados durante a pandemia de Covid-19, entre 2020 e 2021.
O projeto trata de benefícios que tiveram o pagamento alterado com as medidas de isolamento social, como: anuênio, triênio, quinquênio, sexta-parte e licença-prêmio e mecanismos equivalentes, sem transferência de encargos a outro ente.
Os pagamentos referem-se ao período entre 28 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021. Os benefícios serão pagos desde que os estados e municípios tenham decretado estado de calamidade pública devido à pandemia da Covid-19 e contem com orçamento disponível.
Durante o período do regime emergencial da pandemia, a legislação impediu a concessão dessas vantagens e a contagem do tempo necessário para adquiri-las. A medida foi adotada como forma de controlar os gastos públicos.
Do ponto de vista fiscal, a lei não gera despesas automáticas nem obriga pagamentos imediatos. Qualquer recomposição fica condicionada à disponibilidade de recursos no orçamento, à estimativa de impacto financeiro e à autorização na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
"A norma também impede a transferência de custos para outro ente, como a União, preservando a responsabilidade fiscal e os recursos públicos", disse o Palácio do Planalto em nota.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela