Fortuna de bilionários cresce 16,2% com trump
Nunca o mundo teve tantos bilionários como agora. Pela primeira vez na História, o planeta ...
Nunca o mundo teve tantos bilionários como agora. Pela primeira vez na História, o planeta ultrapassou a marca de 3 mil bilionários, que juntos concentram US$ 18,3 trilhões. A fortuna do grupo mais rico do mundo cresceu em ritmo exponencial. Subiu 16,2% desde a eleição do presidente dos EUA, Donald Trump, em novembro de 2024, até o fim de 2025. O ritmo é três vezes maior do que a média anual dos últimos cinco anos.
O salto de US$ 2,5 trilhões em apenas um ano seria suficiente para erradicar a pobreza extrema no planeta 26 vezes. Enquanto isso, uma em cada quatro pessoas no mundo enfrenta algum grau de insegurança alimentar, incluindo fome.
É o que aponta relatório divulgado pela Oxfam, organização global de combate à desigualdade, na véspera do primeiro dia do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, que reúne parte da elite econômica e política global.
EFEITO GLOBAL
Segundo a Oxfam, o crescimento acelerado da riqueza dos bilionários está diretamente associado a decisões políticas tomadas pela gestão Trump desde que o republicano voltou à Casa Branca.
Ele tem adotado uma agenda com redução de impostos sobre grandes fortunas, além do recuo no combate a monopólios e incentivo à desregulamentação. Na prática, segundo o relatório, essas medidas criaram um ambiente em que os mais ricos passaram a reter mais renda.
Embora os bilionários dos EUA tenham registrado os maiores ganhos no ano passado, o efeito foi global, segundo a pesquisa. Bilionários de outras regiões também tiveram aumentos de dois dígitos em suas fortunas, beneficiados por um cenário internacional mais permissivo ao capital e pela valorização de setores de tecnologia, especialmente de inteligência artificial (IA).