Lunes, 19 de Enero de 2026

Fortuna de bilionários cresce 16,2% com trump

BrasilO Globo, Brasil 19 de enero de 2026

Nunca o mundo teve tantos bilionários como agora. Pela primeira vez na História, o planeta ...

Nunca o mundo teve tantos bilionários como agora. Pela primeira vez na História, o planeta ultrapassou a marca de 3 mil bilionários, que juntos concentram US$ 18,3 trilhões. A fortuna do grupo mais rico do mundo cresceu em ritmo exponencial. Subiu 16,2% desde a eleição do presidente dos EUA, Donald Trump, em novembro de 2024, até o fim de 2025. O ritmo é três vezes maior do que a média anual dos últimos cinco anos.
O salto de US$ 2,5 trilhões em apenas um ano seria suficiente para erradicar a pobreza extrema no planeta 26 vezes. Enquanto isso, uma em cada quatro pessoas no mundo enfrenta algum grau de insegurança alimentar, incluindo fome.
É o que aponta relatório divulgado pela Oxfam, organização global de combate à desigualdade, na véspera do primeiro dia do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, que reúne parte da elite econômica e política global.
EFEITO GLOBAL
Segundo a Oxfam, o crescimento acelerado da riqueza dos bilionários está diretamente associado a decisões políticas tomadas pela gestão Trump desde que o republicano voltou à Casa Branca.
Ele tem adotado uma agenda com redução de impostos sobre grandes fortunas, além do recuo no combate a monopólios e incentivo à desregulamentação. Na prática, segundo o relatório, essas medidas criaram um ambiente em que os mais ricos passaram a reter mais renda.
Embora os bilionários dos EUA tenham registrado os maiores ganhos no ano passado, o efeito foi global, segundo a pesquisa. Bilionários de outras regiões também tiveram aumentos de dois dígitos em suas fortunas, beneficiados por um cenário internacional mais permissivo ao capital e pela valorização de setores de tecnologia, especialmente de inteligência artificial (IA).
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela