Sábado, 24 de Enero de 2026

Outro fenômeno do recife persegue sucesso internacional

BrasilO Globo, Brasil 24 de enero de 2026

Enquanto o mundo se rende ao cinema de Kleber Mendonça Filho e seu "O Agente Secreto", um ...

Enquanto o mundo se rende ao cinema de Kleber Mendonça Filho e seu "O Agente Secreto", um vizinho do Recife persegue missão à altura, embora junto a espectadores um tanto menores. Por trás do fenômeno infantil "Mundo Bita", com mais de 14 milhões de seguidores no YouTube, a produtora Mr. Plot decidiu que 2026 será o ano da internacionalização. A ofensiva se dá no momento em que, pela primeira vez, o estúdio expande seu cardápio de "propriedades intelectuais".
" Já havíamos ensaiado uma internacionalização, mas olhando a América Latina sem foco, fazendo algumas versões adaptadas nos EUA. Agora, decidimos mirar no México. Focaremos todos os esforços em reformular o conteúdo em espanhol especificamente para o público de lá. E vamos batalhar para entrar, de fato, nos EUA com conteúdo próprio " explica o fundador Chaps Melo (na foto, sentado à direita), cuja filha, a propósito, é tanto inspiração para "Mundo Bita" como colega de classe dos filhos de Mendonça Filho.
Já entre as "marcas", a Mr. Plot vai criar seu primeiro conteúdo fora do universo Bita. Em fevereiro, vai lançar os primeiros clipes de "Bamba Bum!", já de olho no carnaval. O desenho animado, protagonizado por dois monstrinhos, quer viralizar com ritmos como axé e funk. Serão seis clipes em 2026.
" O "Bamba Bum!" é de um universo completamente diferente do Bita, com pegada mais sarcástica. Ele tem capacidade de pegar em outras faixas etárias. Como é ano de Copa, também vamos ter episódios de futebol. O "Mundo Bita" não tinha como entrar nesse nicho " conta.
O "Bamba Bum!" se soma ao "Show da Flora", spin-off de Bita que começou a ser publicado em dezembro. O primeiro vídeo já foi visto mais de 2 milhões de vezes.
" É um live action. Pela primeira vez lidamos com câmeras, atores. O "Show da Flora" também acrescenta uma camada pedagógica que não tínhamos em Bita, com episódios muito mais longos, de 21 minutos " diz Melo, que já conversa com plataformas de streaming e canais e vislumbra produtos licenciados e um desenho animado próprio de "Show da Flora".
A expansão é um desafio para a Mr. Plot, cuja operação "butique" tem apenas 25 pessoas na equipe. Diante disso, a inteligência artificial não se torna uma tentação? Para Melo, não é bem assim:
" A IA não é futuro, é presente. Mas a gente a usa em camada superficial, para um elemento gráfico ou outro. Conteúdo para criança é especialmente delicado. Não dá para mandar um robô escrever uma letra ou uma música. Estamos comprometidos a nunca usar IA para fazer isso ou criar roteiros.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela