Outro fenômeno do recife persegue sucesso internacional
Enquanto o mundo se rende ao cinema de Kleber Mendonça Filho e seu "O Agente Secreto", um ...
Enquanto o mundo se rende ao cinema de Kleber Mendonça Filho e seu "O Agente Secreto", um vizinho do Recife persegue missão à altura, embora junto a espectadores um tanto menores. Por trás do fenômeno infantil "Mundo Bita", com mais de 14 milhões de seguidores no YouTube, a produtora Mr. Plot decidiu que 2026 será o ano da internacionalização. A ofensiva se dá no momento em que, pela primeira vez, o estúdio expande seu cardápio de "propriedades intelectuais".
" Já havíamos ensaiado uma internacionalização, mas olhando a América Latina sem foco, fazendo algumas versões adaptadas nos EUA. Agora, decidimos mirar no México. Focaremos todos os esforços em reformular o conteúdo em espanhol especificamente para o público de lá. E vamos batalhar para entrar, de fato, nos EUA com conteúdo próprio " explica o fundador Chaps Melo (na foto, sentado à direita), cuja filha, a propósito, é tanto inspiração para "Mundo Bita" como colega de classe dos filhos de Mendonça Filho.
Já entre as "marcas", a Mr. Plot vai criar seu primeiro conteúdo fora do universo Bita. Em fevereiro, vai lançar os primeiros clipes de "Bamba Bum!", já de olho no carnaval. O desenho animado, protagonizado por dois monstrinhos, quer viralizar com ritmos como axé e funk. Serão seis clipes em 2026.
" O "Bamba Bum!" é de um universo completamente diferente do Bita, com pegada mais sarcástica. Ele tem capacidade de pegar em outras faixas etárias. Como é ano de Copa, também vamos ter episódios de futebol. O "Mundo Bita" não tinha como entrar nesse nicho " conta.
O "Bamba Bum!" se soma ao "Show da Flora", spin-off de Bita que começou a ser publicado em dezembro. O primeiro vídeo já foi visto mais de 2 milhões de vezes.
" É um live action. Pela primeira vez lidamos com câmeras, atores. O "Show da Flora" também acrescenta uma camada pedagógica que não tínhamos em Bita, com episódios muito mais longos, de 21 minutos " diz Melo, que já conversa com plataformas de streaming e canais e vislumbra produtos licenciados e um desenho animado próprio de "Show da Flora".
A expansão é um desafio para a Mr. Plot, cuja operação "butique" tem apenas 25 pessoas na equipe. Diante disso, a inteligência artificial não se torna uma tentação? Para Melo, não é bem assim:
" A IA não é futuro, é presente. Mas a gente a usa em camada superficial, para um elemento gráfico ou outro. Conteúdo para criança é especialmente delicado. Não dá para mandar um robô escrever uma letra ou uma música. Estamos comprometidos a nunca usar IA para fazer isso ou criar roteiros.