Computação quântica ‘mudará tudo’, diz físico
O futuro será baseado na computação quântica e isso "mudará tudo" na forma como nos ...
O futuro será baseado na computação quântica e isso "mudará tudo" na forma como nos comunicamos, trabalhamos e processamos informações. A previsão é do físico teórico Michio Kaku " futurista, escritor de best-sellers e estrela de programas científicos na TV.
" Os computadores quânticos são bilhões de vezes mais rápidos e mais assertivos do que o computador digital " disse Kaku no Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe 2026.
Essa nova revolução tecnológica trará desafios. Com a tecnologia quântica será possível entrar em qualquer código digital conhecido, e "as empresas não estão preparadas para isso", frisou o cientista:
" O código-fonte do Tesouro dos EUA pode ser quebrado por um computador quântico. Eles ainda não estão prontos, mas esse é o futuro. Computadores quânticos podem "quebrar" qualquer coisa que você queira, como cofres, sistemas financeiros, tudo.
Por outro lado, diz Kaku, o avanço da tecnologia "pode significar a cura de câncer, Alzheimer, Parkinson e talvez até retardar mais o processo de envelhecimento".
Kaku também discorreu sobre a IA:
" No ciberespaço, mentiras se espalham. Pessoas podem ser falsamente representadas. Trabalhos escolares podem ser plagiados. E há as ‘alucinações’, quando o computador inventa respostas. Por isso, a IA precisará de regulamentação, para garantir que princípios democráticos sejam respeitados.
Kaku prevê imagens criadas e geradas só pelo pensando:
" A arte começou com pedras e gravetos. Depois veio a tinta. Depois, os computadores. No futuro, usaremos a mente. O celular que você tem no bolso se tornará obsoleto. Talvez você nem precise de óculos de realidade virtual. Talvez use lentes de contato, em que você piscará e acessará toda a base de dados da humanidade, porque todo conhecimento estará codificado. Você poderá, ao conhecer alguém numa festa, piscar e baixar sua biografia.
O Fórum Econômico América Latina e Caribe é uma realização do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e tem parceria de mídia do GLOBO e do Valor Econômico. (*Do Valor)