Miércoles, 18 de Febrero de 2026

Botafogo tenta driblar altitude em duelo vital contra nacional potosí

BrasilO Globo, Brasil 18 de febrero de 2026

Prova nas alturas

Prova nas alturas
O caótico início de ano do Botafogo nos bastidores chegou a dar sinais de possível estabilidade em campo, mas por pouco tempo. Hoje, o alvinegro vai para o jogo mais importante da temporada até aqui, diante do Nacional Potosí-BOL, pela fase 2 da pré-Libertadores, em meio a dúvidas neste começo de trabalho do técnico Martín Anselmi. Nos últimos dias, o time foi eliminado do Campeonato Carioca pelo rival Flamengo e amarga uma sequência de cinco derrotas. A partida está marcada para as 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Víctor Agustín Ugarte, em Potosí, na Bolívia, a 3.967 metros acima do nível do mar " uma das maiores altitudes do futebol mundial.
Foi montada toda uma logística pela comissão técnica de Anselmi diante das condições da partida. Na última sexta-feira, o clube enviou um núcleo jovem e alternativo do elenco para a Bolívia, com nomes como o goleiro Léo Linck, o recém-contratado volante Wallace Davi e o atacante Kauan Toledo, bem como o técnico do sub-20, Rodrigo Bellão.
Para as peças principais, que ainda jogaram o clássico com o Flamengo no último domingo, pelo estadual, a viagem ocorreu na tarde de ontem.
" Nunca joguei em Potosí, joguei em La Paz várias vezes. É muito diferente, a exigência é muito maior. Acho que a diferença está muito na velocidade da bola, que é muito mais rápida. Sabemos que podemos nos fechar atrás, no meio, será difícil para eles entrarem, mas a velocidade da bola é muito diferente. Acho que essa será a maior dificuldade lá " disse o zagueiro Alexander Barboza, à Botafogo TV.
No dia da partida, o elenco sai da concentração em Sucre (2.800 metros acima do nível do mar) de carro rumo a Potosí, para tentar mitigar os efeitos da altitude, em viagem de três horas de duração, segundo o ge.
Anselmi, que treinou o Independiente del Valle-EQU, da cidade equatoriana de Sangolquí, próxima de Quito, a cerca de 2.500 metros de altitude, quer usar seu conhecimento de jogos em altitude a favor agora como visitante:
" Eu tenho experiência na altitude sendo mandante. A primeira coisa é ser inteligente. A segunda coisa é entender o que é uma questão real e o que é mental. Não vamos ficar pensando na condição de jogo. Temos um plano de jogo. Sabemos que não vai ser um jogo normal, que a altitude muda muita coisa. Temos gente lá já treinando, que já contou a experiência e está fazendo bem as coisas. Estamos mentalmente fortes. Não controlamos isso. Temos que enfrentar como um inimigo a mais " analisou.
Retornar de Potosí com um resultado favorável ou minimamente desfavorável é importantíssimo para a sequência do ano alvinegro. Antes da partida de volta, no dia 25, no Nilton Santos, o alvinegro deve usar time alternativo no jogo de ida da semifinal da Taça Rio, contra o Boavista, em Saquarema/RJ.
Se avançar na pré-Libertadores, o Botafogo encara o vencedor do confronto entre Barcelona de Guayaquil-EQU e Argentinos Juniors-ARG por uma vaga na fase de grupos, que vale também R$ 17 milhões em premiação.
A grande ausência do alvinegro para a partida é o volante Danilo, que ficou fora dos relacionados após deixar o clássico com o rubro-negro com dores musculares na coxa esquerda. O volante Allan e o atacante Arthur Cabral também são desfalques em razão de problemas físicos.
má fase dos goleiros
Em campo, o grande desafio de Anselmi tem sido criar variações ofensivas enquanto mantém a segurança da linha de três defensores, algo mais difícil com menos qualidade pelo meio. O mau momento dos goleiros, especialmente de Neto, também preocupa. O jogador tem sido alvo de críticas da torcida após falhas na sequência negativa do time.
O Nacional Potosí fará a primeira partida oficial da temporada 2026. Sétimo colocado no último Campeonato Boliviano, o time vem de duas derrotas seguidas para o Real Potosí em torneio amistoso. Para 2026, o adversário alvinegro trouxe como principal reforço o atacante argentino Óscar Villalba, de 34 anos. Ele foi artilheiro do último nacional pelo Oriente Petrolero, com 25 gols em 28 jogos.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela