Fifa poderia cortar vaga do grupo g ou substituir irã
A 100 dias da Copa do Mundo de 2026, a participação do Irã no torneio está cercada de ...
A 100 dias da Copa do Mundo de 2026, a participação do Irã no torneio está cercada de dúvidas. A seleção tem três jogos da fase de grupos marcados para acontecer nos Estados Unidos, país que no último sábado deu início a uma onda de ataques contra alvos iranianos, em conjunto com Israel. A operação provocou rápida retaliação da república islâmica, que respondeu lançando mísseis em direção a Israel e bases americanas na região.
Diante do conflito internacional, há muitas perguntas ainda sem respostas sobre o futuro da seleção iraniana, que está no Grupo G, ao lado de Bélgica, Egito e Nova Zelândia. Existe, inclusive, a chance de um duelo Irã x EUA nas oitavas de final, caso ambos terminem em segundo lugar em suas respectivas chaves. O presidente da federação iraniana de futebol admitiu que "não sabe" se a equipe participará.
Há vários cenários que poderiam tirar o Irã do Mundial: boicote político, desistência por questões de segurança ou veto do governo americano. Em junho de 2025, o governo Trump barrou a entrada de cidadãos de 12 países, e o Irã é um deles. Porém, há a exceção para "qualquer atleta ou membro de equipe esportiva, incluindo treinadores, pessoas em funções de apoio necessárias e familiares diretos, que viajem para Copa do Mundo".
Caso o país não dispute o torneio, há alguns cenários previstos nos protocolos da Fifa, embora o regulamento não seja muito específico. A entidade pode alterar o formato da competição e transformar o Grupo G em uma chave com só três equipes, o que significaria menos jogos e ainda comprometeria acordos de transmissão.
O mais provável, porém, seria substituir o Irã por outra seleção. Contudo, definir o substituto não é tarefa simples. Nas Eliminatórias Asiáticas, os iranianos lideraram o Grupo A e garantiram vaga direta. Em fase posterior, Arábia Saudita e Catar também se classificaram, enquanto Emirados Árabes Unidos e Iraque foram para a repescagem. O Iraque venceu o duelo em dois jogos e vai disputar os playoffs intercontinentais no fim do mês, no México, contra o vencedor de Bolívia x Suriname.
Se o Iraque se classificar " é o favorito ", os Emirados Árabes Unidos seriam o próximo candidato asiático disponível. Mas a Fifa poderia optar por uma seleção de outro continente eliminada nos playoffs.