Sábado, 21 de Marzo de 2026

Cade pune meta por sua política de ia no whatsapp business

BrasilO Globo, Brasil 21 de marzo de 2026

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ordenou que a Meta suspenda uma nova ...

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ordenou que a Meta suspenda uma nova política de preços para chatbots de inteligência artificial (IA) que operam no WhatsApp Business e impôs multa diária em caso de descumprimento.
O Cade, órgão brasileiro responsável por garantir a livre concorrência no mercado, afirmou que a Meta não cumpriu uma medida preventiva anterior que exigia a restauração do acesso de empresas concorrentes de IA ao WhatsApp, permitindo a retomada da oferta de serviços de chatbot aos usuários. A conduta foi classificada como violação da determinação.
O órgão regulador abriu um inquérito em janeiro para investigar se os novos termos do "WhatsApp Business Solution Terms" da Meta eram anticompetitivos e excludentes em relação a chatbots de IA de terceiros.
freio a concorrentes
Na ocasião, o Cade também determinou a suspensão desses termos e o restabelecimento das condições anteriores, permitindo a operação dos bots enquanto a investigação prosseguia.
Os novos termos da Meta proibiam que o WhatsApp Business, ferramenta de negócios, fosse utilizado por provedores terceiros nos casos em que o recurso de IA fosse o principal serviço oferecido por essas empresas dentro do aplicativo de mensagens.
Embora a Meta tenha restabelecido o acesso às empresas, introduziu uma nova política de preços, passando a cobrar US$ 0,0625 por mensagem enviada pelos bots.
O Cade afirmou que não se opõe à cobrança de taxas pela Meta aos provedores de IA, mas alertou que, nesse contexto, a precificação "pode servir para mascarar eventuais estratégias anticompetitivas voltadas à obtenção de monopólio artificialmente garantido".
O Cade também impôs multa diária de R$ 250 mil, retroativa a 17 de março, até que seja comprovada a retomada do status anterior à imposição da medida preventiva.
Em resposta, a Meta afirmou que o Cade está forçando a empresa a fornecer gratuitamente um serviço que é pago para empresas de assistentes de IA e informou que recorrerá da decisão.
Segundo a companhia, isso faria com que pequenos e médios negócios que usam a API (por onde as empresas se conectam ao app e monetizam interações com clientes) do WhatsApp no Brasil acabassem subsidiando grandes empresas de IA, como a OpenAI, na utilização da plataforma.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela