Domingo, 18 de Octubre de 2026

A ginástica de seguir em frente

BrasilO Globo, Brasil 18 de octubre de 2026

Marcelo Barreto

Marcelo Barreto
Nunca vi rastro de cobra, nem couro de lobisomem. Mas tive o privilégio de ver " algumas vezes de perto " a ginástica artística brasileira chegar à elite mundial. Não foi um processo curto e nem simples. Uma das primeiras reportagens que fiz sobre a modalidade, ainda chamada de ginástica olímpica, como repórter deste O GLOBO, falava sobre um equipamento completo que deveria ser instalado no ginásio do Flamengo e ficou preso na alfândega, até apodrecer, por questões burocráticas. Estávamos na época de Luisa Parente, uma desbravadora cuja maior conquista era representar o país nos grandes eventos internacionais.
De lá para cá, o salto foi grande " e, como tudo na ginástica artística, não se deu só com graça e talento, mas também com treino, dedicação e tombos pelo caminho. Daniele Hypólito e Daiane dos Santos desbravaram os pódios nos Mundiais, mas as medalhas olímpicas chegaram primeiro no masculino. Depois do ouro de Arthur Zanetti em Londres 2012, Diego Hypólito e Arthur Nory conquistaram prata e bronze no Rio (na mesma prova, o que até então só tinha acontecido com uma modalidade brasileira, o vôlei de praia). Diego foi homem com H para continuar tentando depois de perder duas vezes como favorito, e ainda cunhou uma frase lapidar sobre sua trajetória nos Jogos: "Na primeira vez caí de bunda, na segunda caí de cara, mas na terceira caí de pé."
Depois de tudo isso, veio o fenômeno Rebeca Andrade. Claro que se trata de um talento extraordinário, mas não é um daqueles raios que caem num único lugar. Rebeca cresceu fã de Daiane, foi companheira de Dani e celebrou o bronze por equipes em Paris-2024 ao lado de Jade Barbosa, uma veterana que já tinha até parado de competir, mas voltou para resgatar a glória que faltou à sua geração. Ou seja, ela é parte de um processo " do qual se tornou o ponto mais alto, como a maior medalhista de todos os esportes olímpicos brasileiros, entre mulheres e homens.
O Mundial, que começou ontem em Roterdã, vai indicar os próximos passos da ginástica brasileira. Rebeca não disputa mais a prova de solo, que cobra um preço físico muito alto a quem já teve de enfrentar duas grandes cirurgias nos joelhos. Agora é Flávia Saraiva que leva a arte brasileira ao tablado, com uma trilha sonora que mistura Ney Matogrosso e Luiz Gonzaga " uma homenagem ao pai, que nasceu em Exu como o Rei do Baião. O corpo pequeno favorece as acrobacias; o sorriso, inversamente proporcional em tamanho, é uma arma para conquistar os corações de juízes e torcedores. Flavinha também não surgiu agora, nem por acaso. É fruto do mesmo trabalho continuado que botou o Brasil no mapa.
Como o judô mostrou recentemente, terminando um Mundial sem medalhas, não é fácil se manter no topo. O taekwondo fez melhor, com dois ouros conquistados por atletas jovens que vêm dominando suas categorias neste ciclo olímpico. O equilíbrio entre manutenção e renovação é delicadíssimo. Rebeca, que continua favoritíssima no salto, e Flávia, que também é forte na trave, terão de servir de inspiração para uma nova geração.
E dá para confiar que conseguirão. Porque mesmo nos momentos mais difíceis, elas estavam lá para dizer: eu te asseguro, não chores não, viu, que eu voltarei, viu, meu coração.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela