Viernes, 26 de Abril de 2024

Ex-presidentes do ibge divulgam apelo por censo 2020

BrasilO Globo, Brasil 16 de julio de 2019

Os ex-presidentes do IBGE Roberto Olinto, Paulo Rabello de Castro, Wasmália Bivar, Eduardo Nunes e ...

Os ex-presidentes do IBGE Roberto Olinto, Paulo Rabello de Castro, Wasmália Bivar, Eduardo Nunes e Eurico Borba assinaram ontem, em conjunto, uma carta pública em defesa do Censo 2020. Eles pedem a manutenção das perguntas que foram retiradas do questionário da pesquisa, que vai a campo no ano que vem. E criticam a atual gestão do instituto por "desrespeitar os rigorosos procedimentos técnicos e operacionais", que, segundo eles, sempre pautaram os trabalhos do IBGE. A iniciativa faz parte das atividades da campanha Todos Pelo Censo, organizada por servidores da instituição.
" Nós não temos uma proposta de questionário de Censo, é uma questão de princípios. O questionário tem de ser elaborado a partir de uma discussão permanente entre os técnicos do IBGE e seus usuários especializados, que formulam políticas públicas usando essas informações. Uma pessoa propor esse questionário sem ouvir a sociedade brasileira nos parece uma enorme improvisação. Isso jamais aconteceu na história do IBGE " disse Wasmália, que ainda faz parte do corpo técnico do instituto.
Nunes também ressaltou que o corpo técnico do IBGE chegou a apresentar um questionário mais enxuto, mas a proposta foi descartada pela presidência do instituto. Olinto, por sua vez, criticou uma das justificativas apresentadas pela direção para alguns dos cortes " a inclusão dessas questões em outra pesquisa do instituto, a Pnad Contínua. Segundo o ex-presidente, essas inclusões são tecnicamente inviáveis.
Apelo a prefeitos
Na carta, os cinco convidam prefeitos, vereadores e deputados a se engajarem na luta por um Censo completo e de qualidade, já que, segundo eles, os cortes no questionário terão impacto negativo no planejamento de políticas públicas locais. As cidades menores seriam as mais impactadas, já que o Censo é a única pesquisa que vai a cada um dos mais de 5.570 municípios brasileiros. Apenas Borba, que mora em Florianópolis e foi presidente do instituto entre 1992 e 1993, não estava presente. Os outros quatro presentes no ato se sucederam em diferentes mandatos, de fevereiro de 2003 a fevereiro de 2019.
Os ex-presidentes afirmaram que o próximo Censo pode ser feito de forma econômica e eficiente, mas que não pode haver improvisação técnica. "Não há " nem pode haver " qualquer tipo de improvisação como, infelizmente, se tem presenciado na orientação para a execução do Censo", afirmam na carta.
Em nota, o IBGE diz respeitar a manifestação dos ex-presidentes, mas ressalta que o questionário "foi objeto de amplo debate interno e no âmbito da Comissão Consultiva do Censo Demográfico".
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela