Governo promete a empresários esforço de vacinação
O presidente Jair Bolsonaro se reuniu ontem à noite com um grupo de pelo menos 20 empresários na ...
O presidente Jair Bolsonaro se reuniu ontem à noite com um grupo de pelo menos 20 empresários na casa de Washington Cinel, dono da empresa Gocil, do setor de segurança, no bairro Jardins, em São Paulo. Segundo alguns dos participantes, os empresários demonstraram preocupação com a vacinação da população e a crise econômica atravessada pelo país, e voltaram a cobrar reformas. O governo, por outro lado, teria se comprometido com um esforço pela imunização.
Segundo os presentes ao jantar, o presidente disse acreditar que o Congresso vai aprovar as reformas enviadas pelo governo. E repetiu algumas vezes que a pandemia não pode levar o país à miséria total.
Para o encontro, Bolsonaro levou alguns dos principais nomes de seu governo. Estiveram presentes os ministros das Comunicações, Fábio Faria, da Economia, Paulo Guedes, da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e da Saúde, Marcelo Queiroga, além do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Na saída do jantar, Faria salientou que tem dúvidas sobre a duração das medidas de isolamento propostas por governadores e prefeitos. Embora a restrição de circulação seja indicada por cientistas como forma de frear a disseminação do vírus, ela vem sendo criticada diariamente por Bolsonaro.
" Os empresários demonstraram preocupação muito grande com o desemprego. Essas medidas de restrição... Temos que tomar cuidado " disse Faria, que conversou com jornalistas na saída do encontro.
Empresários ouvidos pelo GLOBO disseram que os integrantes do governo deixaram claro que estão fazendo o possível para dar agilidade à campanha de vacinação. Queiroga falou, durante o jantar, sobre o imunizante feito pelo Instituto Butantan, mas também garantiu que espera entregas de vacinas da Fiocruz, da Covax Facility, a coalizão da OMS, e da Sputnik V.
O discurso adotado pelo governo é diferente do que vinha sendo propagado por Bolsonaro até o início do ano, quando chegou a chamar a CoronaVac de "vacina chinesa do (João) Doria" e a ironizar os possíveis efeitos colaterais dos imunizantes já em uso no mundo.
" O empresariado está trabalhando junto conosco para modernizarmos o sistema de saúde " afirmou Queiroga ao deixar a casa de Cinel.
Assim como outros ministros que falaram ao final, Queiroga usava máscara. Mesmo assim, Bolsonaro teria elogiado o "tratamento imediato" de Chapecó, embora a cidade esteja com UTIs lotadas.
Apesar das preocupações, o tom do encontro não foi de cobrança. O que mais agradou aos empresários foi a defesa da austeridade fiscal feita por Campos Neto.
Entre os empresários que pediram a palavra no encontro, estavam Claudio Lottenberg, do Hospital Albert Einstein; André Esteves, do BTG; e Alberto Saraiva, do Habib’s. O presidente do Conselho de Administração do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, teria destacado, segundo relato de participantes do jantar, que os bancos ajudaram como puderam nos piores momentos da crise com a liberação de crédito tanto para pequenas empresas como para pessoas físicas.
A organização do jantar planejou uma forma de acomodar os mais de 20 convidados e a comitiva do presidente em duas grandes mesas. Celulares não foram permitidos durante o encontro, que durou 2h30m. O cerimonial pediu que os aparelhos fossem deixados na entrada da casa, como antecipou o colunista do GLOBO Lauro Jardim.