Sábado, 27 de Abril de 2024

Vélez e fluminense, uma relação além das cores do uniforme

BrasilO Globo, Brasil 20 de abril de 2021

O Vélez Sarsfield sabe que terá o apoio do Fluminense hoje. Assim como os tricolores terão a ...

O Vélez Sarsfield sabe que terá o apoio do Fluminense hoje. Assim como os tricolores terão a torcida dos "Fortineiros" ao desafiarem o River Plate, na quinta. A relação que une os dois clubes foi reforçada após o sorteio da Libertadores, que colocou os dois frente aos rivais do "co-irmão", mas essa amizade vem de anos atrás.
Qual o motivo para esse elo? Inicialmente, as cores. O Vélez foi fundado em 1910 por imigrantes italianos que desembarcaram em Buenos Aires. Se hoje o "V" azulado é o uniforme mais tradicional, o primeiro teve listras verticais com as cores vermelho, branco e verde, devido à origem europeia.
A primeira relação direta com o Fluminense que se tem registro aconteceu em 1969, quando os argentinos enfrentaram o Santos de Pelé em amistoso para inauguração da iluminação artificial do Estádio José Almafitani. De acordo com o site oficial do Vélez, a equipe utilizou os uniformes originais do Fluminense, que foram comprados no Brasil após uma viagem de férias de um funcionário do clube.
time lidera na argentina
Anos se passaram e o laço histórico chegou nas arquibancadas. Existe uma divergência dentro das torcidas do Fluminense sobre quem iniciou a parceria. O ponto inicial aconteceu na semifinal da Libertadores de 2008, quando o tricolor empatou em 2 a 2 com o Boca Juniors, em Avellaneda.
" Existe uma amizade de anos entre clube e torcidas, inicialmente por causa das camisas. Quando o Vélez vai jogar no Brasil, tem o apoio da torcida do Fluminense e vice-versa. Depois, os clubes passaram a se aproximar institucionalmente " afirma Juan Meza, da Radio Continental.
Em 2012, a diretoria do Fluminense assinou um acordo de colaboração recíproca com o Vélez, que visa a troca de experiências com a capacitação de seus profissionais, realização de treinos e jogos de integração das escolas esportivas e das equipes profissionais.
Campeão em 1994, o Vélez retorna à Libertadores após sete anos ausente. O time lidera o Grupo B da Copa da Liga Profissional, na Argentina, com sete vitórias em dez partidas. Em seu último compromisso, derrotou o Huracán, sexta-feira, por 2 a 0, com direito a um gol do ex-meia rubro-negro Mancuello. O outro foi marcado pelo atacante Lucero.
Ontem, o Fluminense registrou o atacante argentino naturalizado paraguaaio Raúl Bobadilla, de 33 anos. Ele, que foi contratado junto ao Guaraní-PAR, apareceu no BID e pode ser relacionado para enfrentar o River Plate, na estreia do tricolor na Libertadores, quinta-feira. A demora para se deu porque foi preciso tirar o visto de trabalho.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela