Jueves, 02 de Mayo de 2024

Imagens de satélite mostram expansão ao longo dos anos em Rio das Pedras, onde prédio desabou

BrasilO Globo, Brasil 4 de junio de 2021

Agência O Globo -
RIO - A combinação da atuação de milícias — que chegam a erguer prédios de vários andares sem qualquer fiscalização — com a ocupação de terrenos instáveis ou áreas de proteção ambiental, dizem especialistas, é a bomba relógio que pode fazer com que desabamentos como o da Muzema, que matou 24 pessoas em 2019, e o desta quinta-feira, em Rio das Pedras, se repitam e continuem ceifando vidas

Agência O Globo -
RIO - A combinação da atuação de milícias — que chegam a erguer prédios de vários andares sem qualquer fiscalização — com a ocupação de terrenos instáveis ou áreas de proteção ambiental, dizem especialistas, é a bomba relógio que pode fazer com que desabamentos como o da Muzema, que matou 24 pessoas em 2019, e o desta quinta-feira, em Rio das Pedras, se repitam e continuem ceifando vidas. Na Zona Oeste do Rio, essa expansão descontrolada fica evidente se comparadas imagens de satélite feitas em 2003 e em 2020, que mostram onde as construções avançam.
Diz testemunha:  Prédio que caiu em Rio das Pedras não teve construtora, engenheiro nem arquiteto
E o fenômeno não se restringe às duas favelas que viveram tragédias recentes: é o mesmo em áreas como a Tijuquinha, no Itanhanguá, e o Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes. Professor do departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio e autor de um livro sobre Rio das Pedras, Marcelo Burgos é enfático sobre o que aconteceu na favela, resultando na morte de pai e filha.
— Não se pode chamar de tragédia nem de acidente. É uma configuração que tende a causar muitos ocorridos semelhantes. Temos uma ocupação que foi se adensando e se verticalizando sem regulação, ainda que haja um ar de formalidade, com corretoras e imobiliárias — critica. — Nada do que acontece em Rio das Pedras foge do controle da milícia. Isso tudo só é possível com uma articulação até mesmo política por trás.
CLIQUE AQUI PARA LER A MATÉRIA COMPLETA, EXCLUSIVA PARA ASSINANTES
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela