Martes, 26 de Noviembre de 2024

Setores afetados pela pandemia são boas apostas

BrasilO Globo, Brasil 19 de julio de 2021

Para quem quer surfar a onda da retomada da economia, Beatriz Moraes, educadora financeira da ...

Para quem quer surfar a onda da retomada da economia, Beatriz Moraes, educadora financeira da Ativa Investimentos, sugere buscar setores que foram prejudicados na pandemia, pois eles terão maior espaço para crescer quando a crise acabar. E a avaliação de especialistas é que o cenário, nos próximos seis meses, é positivo para a Bolsa brasileira.
Larissa Quaresma, analista da Empiricus, faz uma ressalva: a escolha do ativo deve ser bem avaliada.
" Não adianta entrar para comprar qualquer coisa. E quando a maré baixa é que a gente vê quem está nadando pelado " diz Larissa, referindo-se a uma frase do megainvestidor Warren Buffett.
‘Tudo ligado ao petróleo’
A analista aposta nas ações do segmento cíclico doméstico, que se beneficiam de uma reabertura econômica:
" Tudo o que está ligado a varejo, mobilidade urbana, distribuição de combustíveis e transportes.
A lógica da perspectiva positiva para o setor de distribuição de combustíveis diz respeito ao bom desempenho das commodities, observado desde o início do ano.
" O trânsito vai voltar com mais força, e a procura por Uber e táxi deve aumentar, além da circulação de carros próprios. Isso significa que o consumo de combustível vai crescer e, dado este movimento, tudo ligado ao petróleo no Brasil deve ser beneficiado " explica Larissa.
Já o setor bancário vai se beneficiar com o aumento da taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 4,25% ao ano. A analista da Empiricus lembra que, quando a Selic sobe, os bancos elevam as taxas cobradas nos empréstimos. À medida que os juros básicos aumentam, diz, existe um tempo de repasse que vai de três a seis meses.
" Então, entre o fim de 2021 e o início do ano que vem, essa escalada deve ser positiva para as margens dos bancos " afirma Larissa.
O analista-chefe da Toro, Rafael Panonko, reforça a atenção para o setor de varejo e consumo.
" A vacinação vem imunizando cada vez mais brasileiros, apesar do ritmo lento. Ainda assim, existe uma perspectiva para a volta da normalidade. E quem se beneficia? Shopping centers e grandes empresas varejistas que buscam penetrar mais no e-commerce " afirma Panonko. (Yasmim Tavares)
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela