Zoetis, de saúde animal, é campeã do melhores do agronegócio 2024
A empresa de saúde animal Zoetis foi eleita a Campeã das Campeãs do Melhores do ...
A empresa de saúde animal Zoetis foi eleita a Campeã das Campeãs do Melhores do Agronegócio 2024. Os vencedores da premiação foram anunciados em evento na noite de ontem, em São Paulo. Ao todo, a revista Globo Rural, organizadora do prêmio, destacou o trabalho de companhias de 21 diferentes segmentos do agro.
Em 2021, a Zoetis, líder global do segmento de saúde animal, decidiu sair do mercado de produção de vacinas contra a febre aftosa no Brasil. Houve quem considerasse o movimento arriscado, pois é um nicho lucrativo. Em maio deste ano, porém, o Ministério da Agricultura reconheceu 18 estados (entre eles, Mato Grosso, Pará e Goiás, os maiores rebanhos bovinos do país) e o Distrito Federal como áreas livres de febre aftosa sem vacinação.
" Nossos concorrentes dependiam muito dessa vacina, e o mercado sentiu o impacto. Foi uma boa decisão, e realmente estamos nos beneficiando dela " disse Luis Xavier Rojas, diretor-presidente da Zoetis Brasil, ao Anuário do Agronegócio, a edição especial da Globo Rural sobre todas as campeãs do Melhores do Agronegócio, que traz ainda o ranking das 500 maiores empresas do agro nacional.
Peso socioambiental
Em 2023, a receita líquida da Zoetis cresceu 13%, para R$ 2,3 bilhões. Rojas projeta que este ano o crescimento será novamente de dois dígitos no mercado brasileiro. Globalmente, deve ficar entre 9% e 11%. Segundo ele, no primeiro semestre deste ano, o faturamento da Zoetis no país cresceu 11% em relação ao mesmo período de 2023, superando US$ 200 milhões:
" Havia muita incerteza no começo do ano, com inflação, desemprego, mas a economia e os fatores macroeconômicos do Brasil não estão nos impactando.
A Serasa Experian é a responsável pelo levantamento e análise técnica das informações que servem como base para a elaboração do ranking e da definição das campeãs. A empresa leva em consideração os dados das demonstrações contábeis e os relatórios sobre a responsabilidade socioambiental das e,presas, além de respostas a questionários sobre o tema. O ranking das maiores adota a receita líquida como critério de classificação.
Para definir as campeãs de cada segmento, a Serasa Experian atribui aos indicadores financeiros peso de 70% na nota final, e as iniciativas de responsabilidade socioambiental ficam com 30%. Depois, uma banca independente, formada por especialistas em finanças, economia, gestão e sustentabilidade, avalia as empresas vencedoras de cada categoria para apontar a campeã das campeãs.
Premiações especiais
A lista de empresas premiadas incluiu ainda Bem Brasil Alimentos (categoria alimentos e bebidas), Belagrícola (atacado e varejo), São Salvador Alimentos (aves e suínos), Copersucar (bioenergia), ALZ Grãos (comércio exterior), Coamo (cooperativas), Ihara (defensivos agrícolas), Yara Brasil (fertilizantes), Agrícola Famosa (frutas, flores e hortaliças), 3corações (café), Minerva (carne bovina), Bunge Alimentos (soja e óleos), Laticínios Bela Vista (laticínios), Belgo Arames (máquinas e equipamentos agropecuários), J. Macêdo (massas e farinhas), Mig-Plus (nutrição animal), SLC Agrícola (produção agropecuária), Suzano (reflorestamento, celulose e papel), GDM (sementes) e CTC (serviços agropecuários e tecnologia).
A Globo Rural entrega ainda premiações especiais nas categorias Maior Empresa do Agronegócio, Pequenas e Médias Empresas, e Sustentabilidade " vencidas, respectivamente, por Cargill, Microsolo e Suzano.