Martes, 26 de Noviembre de 2024

Zoetis, de saúde animal, é campeã do melhores do agronegócio 2024

BrasilO Globo, Brasil 26 de noviembre de 2024

A empresa de saúde animal Zoetis foi eleita a Campeã das Campeãs do Melhores do ...

A empresa de saúde animal Zoetis foi eleita a Campeã das Campeãs do Melhores do Agronegócio 2024. Os vencedores da premiação foram anunciados em evento na noite de ontem, em São Paulo. Ao todo, a revista Globo Rural, organizadora do prêmio, destacou o trabalho de companhias de 21 diferentes segmentos do agro.
Em 2021, a Zoetis, líder global do segmento de saúde animal, decidiu sair do mercado de produção de vacinas contra a febre aftosa no Brasil. Houve quem considerasse o movimento arriscado, pois é um nicho lucrativo. Em maio deste ano, porém, o Ministério da Agricultura reconheceu 18 estados (entre eles, Mato Grosso, Pará e Goiás, os maiores rebanhos bovinos do país) e o Distrito Federal como áreas livres de febre aftosa sem vacinação.
" Nossos concorrentes dependiam muito dessa vacina, e o mercado sentiu o impacto. Foi uma boa decisão, e realmente estamos nos beneficiando dela " disse Luis Xavier Rojas, diretor-presidente da Zoetis Brasil, ao Anuário do Agronegócio, a edição especial da Globo Rural sobre todas as campeãs do Melhores do Agronegócio, que traz ainda o ranking das 500 maiores empresas do agro nacional.
Peso socioambiental
Em 2023, a receita líquida da Zoetis cresceu 13%, para R$ 2,3 bilhões. Rojas projeta que este ano o crescimento será novamente de dois dígitos no mercado brasileiro. Globalmente, deve ficar entre 9% e 11%. Segundo ele, no primeiro semestre deste ano, o faturamento da Zoetis no país cresceu 11% em relação ao mesmo período de 2023, superando US$ 200 milhões:
" Havia muita incerteza no começo do ano, com inflação, desemprego, mas a economia e os fatores macroeconômicos do Brasil não estão nos impactando.
A Serasa Experian é a responsável pelo levantamento e análise técnica das informações que servem como base para a elaboração do ranking e da definição das campeãs. A empresa leva em consideração os dados das demonstrações contábeis e os relatórios sobre a responsabilidade socioambiental das e,presas, além de respostas a questionários sobre o tema. O ranking das maiores adota a receita líquida como critério de classificação.
Para definir as campeãs de cada segmento, a Serasa Experian atribui aos indicadores financeiros peso de 70% na nota final, e as iniciativas de responsabilidade socioambiental ficam com 30%. Depois, uma banca independente, formada por especialistas em finanças, economia, gestão e sustentabilidade, avalia as empresas vencedoras de cada categoria para apontar a campeã das campeãs.
Premiações especiais
A lista de empresas premiadas incluiu ainda Bem Brasil Alimentos (categoria alimentos e bebidas), Belagrícola (atacado e varejo), São Salvador Alimentos (aves e suínos), Copersucar (bioenergia), ALZ Grãos (comércio exterior), Coamo (cooperativas), Ihara (defensivos agrícolas), Yara Brasil (fertilizantes), Agrícola Famosa (frutas, flores e hortaliças), 3corações (café), Minerva (carne bovina), Bunge Alimentos (soja e óleos), Laticínios Bela Vista (laticínios), Belgo Arames (máquinas e equipamentos agropecuários), J. Macêdo (massas e farinhas), Mig-Plus (nutrição animal), SLC Agrícola (produção agropecuária), Suzano (reflorestamento, celulose e papel), GDM (sementes) e CTC (serviços agropecuários e tecnologia).
A Globo Rural entrega ainda premiações especiais nas categorias Maior Empresa do Agronegócio, Pequenas e Médias Empresas, e Sustentabilidade " vencidas, respectivamente, por Cargill, Microsolo e Suzano.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela