Viernes, 26 de Abril de 2024

Anvisa decide liberação de autotestes de Covid-19

BrasilO Globo, Brasil 19 de enero de 2022

Agência O Globo -
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) delibera nesta quarta-feira sobre a autorização para o uso de autotestes de Covid-19 no Brasil

Agência O Globo -
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) delibera nesta quarta-feira sobre a autorização para o uso de autotestes de Covid-19 no Brasil. Estratégia foi encampada pelo Ministério da Saúde na semana passada, quando encaminhou o pedido de liberação dos exames caseiros à autarquia.

Na solicitação, a pasta classificou a ferramenta como "excelente estratégia de triagem". Relatora do pedido, a terceira-diretora da Anvisa, Cristiane Rose Jourdan, sustentou que a aprovação do autoteste pode ser benéfica para o controle da pandemia e que o exame caseiro é simples e de fácil manuseio para a população, mas que o resultado não é conclusivo.

— O maior acesso à testagem pela população nos possibilitará adotar medidas de isolamento e contenção da disseminação. O cenário atual da pandemia confirma o grande poder de transmissão da variante Ômicron. Tal situação aumentou exponencialmente a demanda por testes e a necessidade por testagem —afirmou a terceira-diretora da Anvisa e relatora do pedido, Cristiane Rose Jourdan.
A Anvisa sustenta a necessidade de implementação de políticas públicas, por parte do ministério, para o uso dos autotestes. A Procuradoria da agência analisou a nota técnica enviada pela pasta e constatou, em parecer, que a formalização desse tipo de demanda. Nessa esteira, a urgência o acesso à testagem e as altas taxas de transmissão justificariam a liberação.
— Quando se trata, especificamente, de produtos utilizados para obter informações de amostras biológicas humanas para diagnóstico in vitro, deve-se considerar, além da simplicidade ou complexidade de execução do ensaio, o público-alvo, fatores humanos como a usabilidade, as medidas de segurança vinculadas ao produto e particularidades de cada dispositivo — continuou a diretora.
A proposta será votada pela diretoria colegiada, composta por cinco diretores.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela