Jueves, 02 de Mayo de 2024

Botafogo sofre no fim, mas vence a primeira com técnico artur jorge

BrasilO Globo, Brasil 19 de abril de 2024

alívio

alívio
Com tempo para treinar e dando início a uma longa sequência de jogos em casa, o Botafogo de Artur Jorge começou a mostrar os primeiros indícios do que pode se tornar em campo. Em uma atuação segura e de imposição até a metade do segundo tempo, venceu o Atlético-GO por 1 a 0 no Nilton Santos, com gol de Mateo Ponte, e conquistou os primeiros três pontos no Campeonato Brasileiro, encerrando um jejum de nada menos que 12 partidas sem vitória na competição " a última havia sido sobre o América-MG (2 a 1), em 18 de outubro de 2023.
Foi o primeiro triunfo sob o comando do técnico português. Tchê Tchê e Gregore foram destaques de um time que apresentou novos comportamentos. Ainda assim, conviveu mais uma vez com a sina dos finais de jogo intranquilos.
O autor do gol da vitória serviu como bom exemplo para umas das principais mudança táticas observadas ontem. Artur Jorge manteve a equipe com quatro atacantes, e os fez atuarem de maneira muito aguda pelas pontas. Enquanto isso, os laterais tinham liberdade para chegar ao ataque explorando o meio, e foi assim que o jovem Mateo Ponte encontrou espaço para balançar as redes pela primeira vez com a camisa alvinegra.
Não faltaram chances, porém, para que o jogo fosse decidido bem antes do apito final. A dupla de volantes fez boa partida ditando o ritmo do meio-campo, principalmente com Tchê Tchê sendo o motor que ditou velocidade e poderia ter até participado de um gol se tivesse caprichado mais nos passes finais ou em uma finalização de fora da área no primeiro tempo. Como o segundo gol nunca saiu, a reta final foi de uma pressão incessante dos visitantes e um Botafogo que parecia extenuado pedindo pelo final.
Antes de tudo, porém, a escalação de Artur levantou desconfianças, ao escolher Matheus Nascimento como titular, junto de Júnior Santos, Luiz Henrique e Jeffinho. Por opção técnica, Tiquinho Soares começou no banco pela primeira vez na temporada.
O jovem alvinegro não fez uma partida ruim. Mostrou qualidade e iniciativa como segundo atacante, arriscando várias jogadas. Mas um problema muscular na coxa direita o tirou logo aos 23 minutos, substituído pelo camisa 9.
A mudança não alterou o panorama do que foi a primeira metade da partida, com o Botafogo agredindo de diversas formas e pouco sendo ameaçado. Jeffinho não foi bem nas finalizações. Em um jogada pela direita, Júnior Santos encontrou Luiz Henrique, que recuou a bola para Ponte chegar chutando no canto direito de Ronaldo.
" Fico feliz pelo meu primeiro gol " disse Ponte.
Se o lado ofensivo funcionou bem, o torcedor viveu mais uma noite na qual foi impossível ter tranquilidade. A reta final da partida foi marcada por uma queda física preocupante e uma pressão que quase levou o Atlético-GO a conseguir o empate. O veterano Vágner Love teve grande chance na pequena área, defendida por Gatito. Lucas Halter salvou em chute de Yony González e ainda bloqueou, com o rosto, uma finalização no último lance da partida. Um sintoma de uma equipe que deveria ter resolvido sua vida bem antes. O próximo desafio será no domingo, contra o Juventude.
" Hoje a gente soube sofrer. Em alguns momentos o time deles achou jogadas perigosas. O mais importante foi não ter tomado gol " disse Tchê Tchê.
No tribunal
O julgamento de John Textor no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) foi novamente adiado ontem pelo pelo vice-presidente do tribunal, Felipe Bevilacqua, que pediu vistas. O americano apresentou o relatório completo produzido pela empresa Good Game!, com vídeos dos jogos que Textor havia citado publicamente como exemplos de manipulação de resultados: Palmeiras 4 x 0 Fortaleza, no Brasileirão de 2022, e Palmeiras 5 x 0 São Paulo, em 2023.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela