Sábado, 02 de Agosto de 2025

Cotado como sucessor de khamenei, raisi ascendeu após revolução

BrasilO Globo, Brasil 20 de mayo de 2024

Ebrahim Raisi, um aiatolá de 63 anos, é presidente do Irã desde 2021 e ...

Ebrahim Raisi, um aiatolá de 63 anos, é presidente do Irã desde 2021 e visto por analistas como provável sucessor do líder supremo, Ali Khamenei. Considerado um ultraconservador e defensor ferrenho da lei e da ordem, sempre veste o turbante negro, que o identifica sob a tradição xiita como um descendente do profeta Maomé.
Durante a campanha eleitoral, apresentou-se como um defensor das classes menos favorecidas e do combate à corrupção, sendo eleito em uma votação marcada por uma abstenção recorde e sem um rival de peso. Raisi sucedeu ao moderado Hassan Rouhani, que o havia derrotado nas eleições presidenciais de 2017 e que, após dois mandatos consecutivos, não pôde concorrer novamente.
O ultraconservador consta da lista americana de líderes iranianos sancionados por "cumplicidade em violações graves dos direitos humanos", acusações que as autoridades de Teerã negam.
Raisi nasceu em novembro de 1960 em Mashad " segunda maior cidade do Irã, na região nordeste, e lar do santuário xiita mais sagrado do país " e perdeu o pai, que era clérigo, quando tinha apenas cinco anos.
Enquanto era estudante, participou de protestos contra o Xá apoiado pelo Ocidente, que acabou por ser deposto em 1979 na Revolução Islâmica liderada pelo aiatolá Ruhollah Khomeini. Depois, ingressou no Judiciário e ascendeu cedo a cargos importantes enquanto era treinado pelo aiatolá Ali Khamenei, que se tornou presidente do Irã em 1981.
Foi procurador-geral de Teerã de 1989 a 1994 e chefe adjunto da Autoridade Judicial de 2004 a 2014, ano em que foi nomeado procurador-geral do país. Em 2016, o líder supremo Ali Khamenei o colocou à frente da poderosa fundação Astan Quds Razavi, que gerencia o santuário do Imã Reza em Mashad, além de um grande patrimônio industrial e imobiliário.
Pouco carismático, Raisi frequentou as aulas de religião e jurisprudência islâmica do aiatolá Khamenei. Casado com Jamileh Alamolhoda, professora de ciência da educação na Universidade Shahid-Beheshti, em Teerã, com quem teve duas filhas, Raisi é genro de Ahmad Alamolhoda, imã da oração e representante provincial do líder supremo em Mashad.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela