Domingo, 08 de Septiembre de 2024

Poucos metros, muitos investidores

BrasilO Globo, Brasil 27 de julio de 2024

Os juros altos ainda são obstáculo para o sonho da casa própria, mas não têm conseguido ...

Os juros altos ainda são obstáculo para o sonho da casa própria, mas não têm conseguido frear o apetite de investidores por imóveis compactos que, tão logo entregues, são oferecidos em plataformas como Airbnb. E, entre investidores e turistas, a demanda tem movimentado o negócio de intermediários desse filão.
Só este ano, a startup Lobie calcula que o Rio ganhará pelo menos 4 mil novos "estúdios" " espécie de quitinete gourmetizada. São apartamentos lançados em novos empreendimentos localizados sobretudo entre o Centro e a Zona Sul, além de algumas unidades em Niterói e na Barra da Tijuca. O Valor Geral de Venda (VGV) desse novo estoque " ou seja, quanto os investidores estão tirando do bolso " é estimado em R$ 1,9 bilhão pela Lobie.
A startup já se associou às incorporadoras desses empreendimentos para descolar o contrato de administração dos prédios. E a estratégia tem sido se posicionar, já no ato da compra, como a administradora preferencial para investidores cuja meta é alugar os apartamentos para estadias de curta duração.
Conversão
A empresa já se associou à conversão de oito hotéis em residenciais com serviços e unidades compactas, somando 760 apartamentos. Entre eles está o antigo Hotel São Francisco, na esquina da Avenida Rio Branco. O Opportunity Imobiliário transformou o prédio no residencial Casa Mauá e vendeu praticamente todas as unidades no lançamento, no ano passado.
Ontem, a Lobie participou do lançamento do Sal Rio Residencial, do Grupo CTV e da Pilar Capital, que vendeu 90% das unidades no primeiro dia, movimentando R$ 58 milhões. O imóvel fica no bairro da Saúde, ao lado da Pedra do Sal, um dos principais pontos turísticos da boemia carioca. No passado, o prédio pertenceu a Assis Chateaubriand e abrigou as redações de "O Jornal" e "Diário da Noite".
" Lares compactos são cada vez mais demandados em uma cidade cosmopolita, turística e urbana como o Rio. Nossa tese é combinar condomínio enxuto e rentabilidade para quem compra para investir " diz o diretor financeiro da Lobie, Victor Tulli.
Fundada em 2021, a Lobie é subsidiária da incorporadora GGP, de Ernesto Otero e que também tem sob seu guarda-chuva um negócio "tradicional" de administração imobiliária, a Administradora Nacional.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela