A aposta da natura no marketing dos sentidos
Na publicidade, o marketing sensorial utiliza todo o arsenal de sentidos para promover um ...
Na publicidade, o marketing sensorial utiliza todo o arsenal de sentidos para promover um produto. Agora, a Natura quer empregar uma nova tecnologia proprietária para dar um passo além: fortalecer a identificação entre consumidores e o discurso da marca, transformando até sons e cores do oceano em fragrâncias.
A companhia batizou a tecnologia de VibraScent, sendo a primeira da perfumaria da Natura para a qual a empresa solicitou registro de patente. (A solicitação está sendo feita em 12 mercados, entre eles Brasil, EUA e União Europeia, segundo a Natura).
O primeiro uso da tecnologia baseou-se em dados coletados pela Voz dos Oceanos, a expedição marítima da família Schurmann, que teve a companhia entre seus patrocinadores. Os cientistas da Natura afirmam que a VibraScent transformou sons e cores do mar em frequências vibracionais. Depois, correlacionaram esses parâmetros às frequências das vibrações das moléculas olfativas usadas em perfumaria, "lidas" por meio de um método infravermelho.
A partir dessas correlações, a perfumista da Natura, Verônica Kato, avaliou o que funcionava e criou dois produtos de uma nova linha, a Kaiak Sonar. Para quem experimenta, não está claro se a fragrância de fato remete ao oceano " a coluna não experimentou os produtos. Mas a Natura está convencida de que o resultado final reforça os atributos da marca junto ao consumidor.
" Em perfumaria, inovar em métodos é muito mais difícil do que em cosméticos. O consumidor de perfume busca exclusividade, e essa tecnologia entrega isso. A fragrância é totalmente diferente do Kaiak original, mas traz o espírito do oceano, que é característico da marca " argumenta Tatiana Ponce, vice-presidente de marca e inovação da Natura.
A nova linha Kaiak " campeã de vendas na perfumaria da companhia " será lançada em campanha de marketing nos próximos dias, com peças na TV aberta, em mídia impressa e digital, e no formato OOH (out of home, ou fora de casa). A linha será permanente no portfólio da Kaiak e será comercializada também em outros mercados da América Latina, começando pelo México.
" Essa tecnologia vai se tornar um método permanente na Natura. Queremos levá-la para outros produtos de perfumaria " acrescenta a executiva.
Não é a primeira vez que a Natura recorre aos sentidos para criar produtos que reforcem seu marketing. No último Dia dos Namorados, a marca lançou fragrâncias da linha Humor com base em 40 moléculas odoríferas capturadas em diversos festivais de música. Na ocasião, o Centro de Inovação da companhia, sediado em Cajamar (SP), desenvolveu uma tecnologia para capturar as moléculas em ambientes abertos.