Sábado, 26 de Abril de 2025

A aposta da natura no marketing dos sentidos

BrasilO Globo, Brasil 14 de septiembre de 2024

Na publicidade, o marketing sensorial utiliza todo o arsenal de sentidos para promover um ...

Na publicidade, o marketing sensorial utiliza todo o arsenal de sentidos para promover um produto. Agora, a Natura quer empregar uma nova tecnologia proprietária para dar um passo além: fortalecer a identificação entre consumidores e o discurso da marca, transformando até sons e cores do oceano em fragrâncias.
A companhia batizou a tecnologia de VibraScent, sendo a primeira da perfumaria da Natura para a qual a empresa solicitou registro de patente. (A solicitação está sendo feita em 12 mercados, entre eles Brasil, EUA e União Europeia, segundo a Natura).
O primeiro uso da tecnologia baseou-se em dados coletados pela Voz dos Oceanos, a expedição marítima da família Schurmann, que teve a companhia entre seus patrocinadores. Os cientistas da Natura afirmam que a VibraScent transformou sons e cores do mar em frequências vibracionais. Depois, correlacionaram esses parâmetros às frequências das vibrações das moléculas olfativas usadas em perfumaria, "lidas" por meio de um método infravermelho.
A partir dessas correlações, a perfumista da Natura, Verônica Kato, avaliou o que funcionava e criou dois produtos de uma nova linha, a Kaiak Sonar. Para quem experimenta, não está claro se a fragrância de fato remete ao oceano " a coluna não experimentou os produtos. Mas a Natura está convencida de que o resultado final reforça os atributos da marca junto ao consumidor.
" Em perfumaria, inovar em métodos é muito mais difícil do que em cosméticos. O consumidor de perfume busca exclusividade, e essa tecnologia entrega isso. A fragrância é totalmente diferente do Kaiak original, mas traz o espírito do oceano, que é característico da marca " argumenta Tatiana Ponce, vice-presidente de marca e inovação da Natura.
A nova linha Kaiak " campeã de vendas na perfumaria da companhia " será lançada em campanha de marketing nos próximos dias, com peças na TV aberta, em mídia impressa e digital, e no formato OOH (out of home, ou fora de casa). A linha será permanente no portfólio da Kaiak e será comercializada também em outros mercados da América Latina, começando pelo México.
" Essa tecnologia vai se tornar um método permanente na Natura. Queremos levá-la para outros produtos de perfumaria " acrescenta a executiva.
Não é a primeira vez que a Natura recorre aos sentidos para criar produtos que reforcem seu marketing. No último Dia dos Namorados, a marca lançou fragrâncias da linha Humor com base em 40 moléculas odoríferas capturadas em diversos festivais de música. Na ocasião, o Centro de Inovação da companhia, sediado em Cajamar (SP), desenvolveu uma tecnologia para capturar as moléculas em ambientes abertos.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela