Estados unidos enviará sistema antimísseis a israel
O Pentágono anunciou ontem o envio de um sistema de defesa antimísseis de grande altitude ...
O Pentágono anunciou ontem o envio de um sistema de defesa antimísseis de grande altitude para Israel, onde será operado por militares americanos, para ajudar o país aliado a se defender de ataques do Irã depois que o chanceler iraniano disse que seu país "não tem linhas vermelhas" para defender seu povo, em meio à intensificação dos bombardeios israelenses na região.
O secretário de Defesa, Lloyd Austin, "autorizou o envio de uma bateria de defesa de grande altitude (THAAD) e de uma equipe de militares americanos a Israel, que ajudarão a reforçar as defesas aéreas de do país após os ataques sem precedentes do Irã", declarou o porta-voz do Pentágono, o general Pat Ryder.
O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araghchi, alertou ontem de Bagdá, que Teerã não tem "linhas vermelhas" para "a defesa" de seu povo e dos seus interesses, depois de Israel ter prometido responder ao recente ataque com mísseis do Irã e intensificado sua ofensiva no Líbano e na Faixa de Gaza.
"Tendo desenvolvido esforços consideráveis nos últimos dias para suprimir uma guerra total na nossa região, digo claramente que não temos linhas vermelhas para defender o nosso povo e os nossos interesses", escreveu o ministro. Araghchi também disse que o seu país está "totalmente preparado para uma situação de guerra", ao mesmo tempo que reiterou que o seu governo quer "paz".
As declarações ocorrem em um contexto de intensificação dos bombardeios aéreos de Israel no Líbano, dentro e fora dos redutos do grupo terrorista libanês Hezbollah. O exército israelense reportou ontem uma operação "seletiva e limitada" no sul do Líbano, bem como um "combate corpo a corpo" com o Hezbollah, pedindo a retirada da população de mais de 20 vilarejos sul-libaneses. Disse ainda ter capturado um combatente da milícia em um túnel, "destruído [sua] infraestrutura na fronteira" e matado "dezenas" de combatentes.