Aegea leva concessão de saneamento do piauí
A operadora de saneamento Aegea, dona da Águas do Rio, venceu o leilão de concessão dos ...
A operadora de saneamento Aegea, dona da Águas do Rio, venceu o leilão de concessão dos serviços de água e esgoto para as 224 cidades do Piauí, estado que tem os piores indicadores do setor no país. A empresa ofereceu desconto de 1% sobre a tarifa a ser cobrada pelo serviço e o valor mínimo de outorga, de R$ 1 bilhão, para vencer o leilão realizado ontem, na B3, em São Paulo.
O investimento previsto é de R$ 8 bilhões, para a construção de 5.253km de rede de água e 601km de rede de esgoto, segundo o governo do Piauí. Hoje, 75% da população do Piauí possuem acesso à água tratada, e apenas 18%, ao esgotamento sanitário. O estado tem o pior índice de cobertura de saneamento do Brasil. No interior, ela não chega a 10% dos domicílios.
A Aegea foi a única interessada no certame, a segunda tentativa de licitar a concessão. Na primeira tentativa, em agosto, o leilão foi cancelado por falta de interessados.
A concessão licitada ontem abrange cidades que fazem parte da Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE), que inclui todos as cidades do estado, com exceção da área urbana da capital Teresina, já atendida pela Aegea. Assim, a empresa assumiu os serviços de todo o estado.
Segundo o governador do Piauí, Rafael Fonteles, ainda está sendo estudado se a Agespisa, a companhia estatal de saneamento, será totalmente extinta.
avanços em teresina
Renato Medicis Maranhão, vice-presidente regional da Aegea, avaliou que já foram feitos avanços na capital, onde o esgotamento chega a 60% da população:
" Isso fez com que a Aegea estudasse o projeto por acreditar no potencial do estado. Trata-se de projeto inovador, que inclui a zona rural.
Segundo Fernando Vernalha, especialista em infraestrutura e sócio do escritório Vernalha Pereira, um ajuste no edital, após o insucesso na primeira tentativa de leilão, pode ter feito a diferença para atrair investidores:
" O ajuste no edital, permitindo que a outorga seja paga em etapas, contribuiu para que a licitação saísse.
projetos no nordeste
Com a concessão no Piauí, já foram realizadas nove concessões de saneamento básico no Nordeste após a aprovação do novo marco legal do setor, em 2020. Para 2025, são aguardados outros leilões de saneamento importantes na região, como os de Pernambuco e o da Paraíba.
" Mesmo com o avanço do ponto de vista regulatório, com a aprovação do novo marco do saneamento do Brasil, a situação da nossa infraestrutura neste segmento ainda é vexatória " disse Marco Botter, CEO da Telar Engenharia, que atua em obras de saneamento no Nordeste.