Viernes, 20 de Junio de 2025

Aegea leva concessão de saneamento do piauí

BrasilO Globo, Brasil 31 de octubre de 2024

A operadora de saneamento Aegea, dona da Águas do Rio, venceu o leilão de concessão dos ...

A operadora de saneamento Aegea, dona da Águas do Rio, venceu o leilão de concessão dos serviços de água e esgoto para as 224 cidades do Piauí, estado que tem os piores indicadores do setor no país. A empresa ofereceu desconto de 1% sobre a tarifa a ser cobrada pelo serviço e o valor mínimo de outorga, de R$ 1 bilhão, para vencer o leilão realizado ontem, na B3, em São Paulo.
O investimento previsto é de R$ 8 bilhões, para a construção de 5.253km de rede de água e 601km de rede de esgoto, segundo o governo do Piauí. Hoje, 75% da população do Piauí possuem acesso à água tratada, e apenas 18%, ao esgotamento sanitário. O estado tem o pior índice de cobertura de saneamento do Brasil. No interior, ela não chega a 10% dos domicílios.
A Aegea foi a única interessada no certame, a segunda tentativa de licitar a concessão. Na primeira tentativa, em agosto, o leilão foi cancelado por falta de interessados.
A concessão licitada ontem abrange cidades que fazem parte da Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE), que inclui todos as cidades do estado, com exceção da área urbana da capital Teresina, já atendida pela Aegea. Assim, a empresa assumiu os serviços de todo o estado.
Segundo o governador do Piauí, Rafael Fonteles, ainda está sendo estudado se a Agespisa, a companhia estatal de saneamento, será totalmente extinta.
avanços em teresina
Renato Medicis Maranhão, vice-presidente regional da Aegea, avaliou que já foram feitos avanços na capital, onde o esgotamento chega a 60% da população:
" Isso fez com que a Aegea estudasse o projeto por acreditar no potencial do estado. Trata-se de projeto inovador, que inclui a zona rural.
Segundo Fernando Vernalha, especialista em infraestrutura e sócio do escritório Vernalha Pereira, um ajuste no edital, após o insucesso na primeira tentativa de leilão, pode ter feito a diferença para atrair investidores:
" O ajuste no edital, permitindo que a outorga seja paga em etapas, contribuiu para que a licitação saísse.
projetos no nordeste
Com a concessão no Piauí, já foram realizadas nove concessões de saneamento básico no Nordeste após a aprovação do novo marco legal do setor, em 2020. Para 2025, são aguardados outros leilões de saneamento importantes na região, como os de Pernambuco e o da Paraíba.
" Mesmo com o avanço do ponto de vista regulatório, com a aprovação do novo marco do saneamento do Brasil, a situação da nossa infraestrutura neste segmento ainda é vexatória " disse Marco Botter, CEO da Telar Engenharia, que atua em obras de saneamento no Nordeste.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela