Fluminense deve votar processo para aprovação de saf em 2025
o futuro em pauta
o futuro em pauta
Com a permanência na Série A do Brasileirão garantida na última rodada, após vitória sobre o Palmeiras no Allianz Parque, o Fluminense agora planeja um 2025 menos turbulento. Enquanto os jogadores aproveitam o período de férias, a diretoria trabalha no planejamento da próxima temporada, que pode ser crucial numa questão: o tricolor pode virar SAF.
Segundo o presidente Mário Bittencourt revelou ontem, em entrevista coletiva, o processo de votação para decidir se o Fluminense vai virar SAF será realizado no ano que vem. Bittencourt também assegurou a permanência do técnico Mano Menezes e confirmou que o tricolor tem interesse em repatriar o atacante Richarlison, hoje no Tottenham-ING.
Flu vai virar SAF?
A transformação do Fluminense em uma Sociedade Anônima do Futebol é pauta cada vez mais presente dentro do clube. Se antes a diretoria tricolor apostava em um modelo onde o associativo seguiria como majoritário em uma divisão de poderes, Mário Bittencourt já admite que o clube pode vender totalmente o controle para um futuro investidor a partir do momento que o Flu se tornar uma SAF. A tendência é que a votação para aprovação da SAF seja realizada em 2025.
" Ainda não temos investidor, mas na última reunião, pedimos ao banco (BTG) para que busque compradores que queiram o controle. Vamos fazer o que for melhor para o Fluminense. Entendemos que precisávamos abrir o leque para a venda do controle, porque isso pode aumentar a quantidade de dinheiro para fazer time forte, ter investimento e pagar a dívida do clube. Posso afirmar que nós estamos muito bem estruturados para receber o investidor. Em 2025, a gente vai colocar o processo de SAF para votação. Quem decidirá se o Fluminense vai virar SAF, não é a diretoria, são os sócios contribuintes " disse Bittencourt, que não descarta ser CEO do clube:
" Se o investidor achar que eu mereço e tenho condições por estar aqui há 25 anos, pode ser que eu aceite, qual o mal nisso? Me sinto totalmente capaz para ser CEO do Fluminense ou de qualquer outro clube.
Mano Menezes fica
Comandante da recuperação do Fluminense em 2024, Mano Menezes será o treinador do Fluminense para a próxima temporada. Mário Bittencourt confirmou a renovação de contrato de Mano até o fim de 2025 como um voto de confiança no trabalho do técnico, que assumiu o Flu na última colocação do Brasileirão, com seis pontos, e conquistou 40 pontos em 75 possíveis ao longo de 25 rodadas.
" Nosso treinador merecia esse anúncio numa coletiva. Ele segue com a gente.
Mano já determinou quais são os pontos que o Fluminense deve atacar na janela de transferências para a próxima temporada. A intenção é que o tricolor busque atacantes com poder de fogo e também jogadores mais físicos.
" Estamos buscando um perfil de jogadores que possam fazer gol. Não só o atacante, mas jogadores que façam gols também pelos lados. Precisamos ter mais jogadores agressivos do ponto de vista ofensivo. Pretendemos também fortalecer o time do ponto de vista físico, não abrindo mão da qualidade técnica " salientou Bittencourt.
Richarlison
Se o Fluminense está em busca de um grande nome para o ataque, o principal alvo tricolor é Richarlison. O atacante perdeu espaço no Tottenham-ING nos últimos meses e vê o retorno ao futebol brasileiro com bons olhos. Ele já deu sinal verde para o Flu iniciar conversas com o clube inglês, que se mostrou aberto a ouvir a proposta tricolor.
" A gente fez um primeiro documento para o clube inglês, ainda sem oferta, perguntando se havia interesse em negociar. O Tottenham respondeu que está aberto a oferta, que no momento não quer se desfazer do atleta, mas está disposto a ouvir. Estamos também em contato com o Richarlison para entender o interesse dele em voltar. O que tem de concreto é que a gente manifestou interesse formal. Sabemos da dificuldade de trazê-lo, mas acreditamos no projeto que podemos entregar, por estar no Mundial, entregar visibilidade " frisou Bittencourt.
Saídas
Dezembro também significa o fim do ciclo de alguns jogadores. Mário Bittencourt confirmou que Felipe Melo não vai renovar o seu vínculo para 2025, e que John Kennedy e Diogo Barbosa têm propostas de Pachuca-MEX e Fortaleza, respectivamente. Jhon Arias, por sua vez, ainda não tem oferta para sair, mas o presidente já admite negociar o colombiano para o exterior nesta janela.