Jueves, 17 de Julio de 2025

Fluminense deve votar processo para aprovação de saf em 2025

BrasilO Globo, Brasil 17 de diciembre de 2024

o futuro em pauta

o futuro em pauta
Com a permanência na Série A do Brasileirão garantida na última rodada, após vitória sobre o Palmeiras no Allianz Parque, o Fluminense agora planeja um 2025 menos turbulento. Enquanto os jogadores aproveitam o período de férias, a diretoria trabalha no planejamento da próxima temporada, que pode ser crucial numa questão: o tricolor pode virar SAF.
Segundo o presidente Mário Bittencourt revelou ontem, em entrevista coletiva, o processo de votação para decidir se o Fluminense vai virar SAF será realizado no ano que vem. Bittencourt também assegurou a permanência do técnico Mano Menezes e confirmou que o tricolor tem interesse em repatriar o atacante Richarlison, hoje no Tottenham-ING.
Flu vai virar SAF?
A transformação do Fluminense em uma Sociedade Anônima do Futebol é pauta cada vez mais presente dentro do clube. Se antes a diretoria tricolor apostava em um modelo onde o associativo seguiria como majoritário em uma divisão de poderes, Mário Bittencourt já admite que o clube pode vender totalmente o controle para um futuro investidor a partir do momento que o Flu se tornar uma SAF. A tendência é que a votação para aprovação da SAF seja realizada em 2025.
" Ainda não temos investidor, mas na última reunião, pedimos ao banco (BTG) para que busque compradores que queiram o controle. Vamos fazer o que for melhor para o Fluminense. Entendemos que precisávamos abrir o leque para a venda do controle, porque isso pode aumentar a quantidade de dinheiro para fazer time forte, ter investimento e pagar a dívida do clube. Posso afirmar que nós estamos muito bem estruturados para receber o investidor. Em 2025, a gente vai colocar o processo de SAF para votação. Quem decidirá se o Fluminense vai virar SAF, não é a diretoria, são os sócios contribuintes " disse Bittencourt, que não descarta ser CEO do clube:
" Se o investidor achar que eu mereço e tenho condições por estar aqui há 25 anos, pode ser que eu aceite, qual o mal nisso? Me sinto totalmente capaz para ser CEO do Fluminense ou de qualquer outro clube.
Mano Menezes fica
Comandante da recuperação do Fluminense em 2024, Mano Menezes será o treinador do Fluminense para a próxima temporada. Mário Bittencourt confirmou a renovação de contrato de Mano até o fim de 2025 como um voto de confiança no trabalho do técnico, que assumiu o Flu na última colocação do Brasileirão, com seis pontos, e conquistou 40 pontos em 75 possíveis ao longo de 25 rodadas.
" Nosso treinador merecia esse anúncio numa coletiva. Ele segue com a gente.
Mano já determinou quais são os pontos que o Fluminense deve atacar na janela de transferências para a próxima temporada. A intenção é que o tricolor busque atacantes com poder de fogo e também jogadores mais físicos.
" Estamos buscando um perfil de jogadores que possam fazer gol. Não só o atacante, mas jogadores que façam gols também pelos lados. Precisamos ter mais jogadores agressivos do ponto de vista ofensivo. Pretendemos também fortalecer o time do ponto de vista físico, não abrindo mão da qualidade técnica " salientou Bittencourt.
Richarlison
Se o Fluminense está em busca de um grande nome para o ataque, o principal alvo tricolor é Richarlison. O atacante perdeu espaço no Tottenham-ING nos últimos meses e vê o retorno ao futebol brasileiro com bons olhos. Ele já deu sinal verde para o Flu iniciar conversas com o clube inglês, que se mostrou aberto a ouvir a proposta tricolor.
" A gente fez um primeiro documento para o clube inglês, ainda sem oferta, perguntando se havia interesse em negociar. O Tottenham respondeu que está aberto a oferta, que no momento não quer se desfazer do atleta, mas está disposto a ouvir. Estamos também em contato com o Richarlison para entender o interesse dele em voltar. O que tem de concreto é que a gente manifestou interesse formal. Sabemos da dificuldade de trazê-lo, mas acreditamos no projeto que podemos entregar, por estar no Mundial, entregar visibilidade " frisou Bittencourt.
Saídas
Dezembro também significa o fim do ciclo de alguns jogadores. Mário Bittencourt confirmou que Felipe Melo não vai renovar o seu vínculo para 2025, e que John Kennedy e Diogo Barbosa têm propostas de Pachuca-MEX e Fortaleza, respectivamente. Jhon Arias, por sua vez, ainda não tem oferta para sair, mas o presidente já admite negociar o colombiano para o exterior nesta janela.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela