Viernes, 20 de Diciembre de 2024

Greve de auditores trava liberação de 50 mil encomendas em guarulhos e viracopos

BrasilO Globo, Brasil 20 de diciembre de 2024

Dez entidades e associações de comércio exterior, aviação e transporte enviaram uma carta ao ...

Dez entidades e associações de comércio exterior, aviação e transporte enviaram uma carta ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pedindo uma solução para a greve dos auditores da Receita Federal. A paralisação por reajuste salarial teve início em 26 de novembro e interrompeu operações de desembaraço aduaneiro, resultando no acúmulo de 50 mil encomendas nos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, os maiores do país.
As associações argumentam que o aumento dos custos e o atraso nas entregas colocam em risco a manutenção de contratos de empresas brasileiras no mercado internacional. O texto afirma que uma paralisação semelhante em 2022 gerou prejuízos de R$ 3 bilhões para exportadores e importadores apenas no primeiro semestre, segundo dados do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (Sindasp).
"Os atrasos logísticos não apenas impactam as empresas de transporte e logística, mas também afetam diretamente o comércio exterior brasileiro, prejudicando a competitividade do país no mercado global e comprometendo a eficiência das cadeias de exportação e importação", dizem as entidades.
As entidades " entre elas a Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata), a Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol); a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA); e o Brazil-U.S. Business Council (BusBc) "pedem audiência com o ministro Fernando Haddad e o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinha.
Nos Estados Unidos, milhares de trabalhadores que prestam serviço para a Amazon, organizados pelo sindicato dos caminhoneiros, entraram em greve ontem. A Amazon Teamsters, divisão representante dos funcionários que prestam serviço à empresa, anunciou a paralisação nas atividades em sete instalações: Skokie, Illinois, Nova York, Atlanta, São Francisco e Califórnia.
"Se seu pacote atrasar durante os feriados, você pode culpar a ganância insaciável da Amazon. Demos à Amazon um prazo claro para vir à mesa e fazer o certo por nossos membros. Eles ignoraram", disse o presidente geral do Teamsters, Sean M. O'Brien, no comunicado oficial do sindicato. Embora o Teamsters declare representar cerca de 10 mil pessoas (cerca de 1% da força de trabalho da multinacional) em dez instalações da Amazon nos Estados Unidos, a empresa não reconhece a filiação dos trabalhadores ao sindicato.
A Amazon Brasil disse que "as operações para o fim de ano no Brasil estão acontecendo dentro do planejado" e a greve nos EUA "não abala o mercado brasileiro". (Com agências internacionais)
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela