Domingo, 22 de Diciembre de 2024

Volks reduzirá produção sem fechar fábricas na alemanha

BrasilO Globo, Brasil 21 de diciembre de 2024

A Volkswagen chegou a um acordo com líderes sindicais para reduzir a produção na Alemanha sem ...

A Volkswagen chegou a um acordo com líderes sindicais para reduzir a produção na Alemanha sem fechar fábricas. A montadora se comprometeu a restabelecer acordos de estabilidade no emprego feitos com os trabalhadores e válidos até 2030. A Volks concordou em manter operacionais as suas dez fábricas no país, encerrando três meses de negociações tensas e evitando novas greves.
Em contrapartida, os trabalhadores aceitaram abrir mão de alguns bônus. Também concordaram que a empresa diminua a capacidade de produção em cinco fábricas e reduza o número de estagiários posteriormente contratados permanentemente.
As medidas, negociadas ao longo de cinco rodadas de discussões, são bem mais brandas do que as inicialmente propostas pela Volks, consideradas drásticas e inaceitáveis pelos trabalhadores.
Os líderes sindicais resistiram fortemente aos planos da montadora de demitir milhares de trabalhadores, reduzir salários e fechar três fábricas na Alemanha para tornar a montadora mais competitiva.
" O acordo é um sinal da capacidade de encontrar soluções para grandes problemas. É um sinal muito importante para a Alemanha. " comemorou o negociador do sindicato IG Metall, Thorsten Gröger.
O acordo dá ao CEO Oliver Blume uma oportunidade de reverter a situação da maior montadora da Europa, que enfrenta uma redução na participação de mercado na China e uma demanda em queda por veículos elétricos na Europa e nos EUA. A Volks e os sindicatos tinham como objetivo alcançar um acordo antes do Natal.
As ações da montadora subiram quase 2% como reflexo do acordo, mas acumulam queda de 20% no ano.
A direção da Volks conseguiu convencer os líderes sindicais da transferência da produção do Golf da fábrica de Wolfsburg, na Alemanha, para o México.
PARCERIA PARA ELÉTRICOS
A capacidade da fábrica de veículos elétricos em Zwickau será reduzida, com a produção dos modelos ID.3, ID.4 e Cupra Born transferida para as unidades fabris de Wolfsburg e Emden.
A fábrica de Zwickau, porém, continuará produzindo o modelo Audi Q4 e-tron e será o local de um projeto de reciclagem de automóveis. A unidade está preparada para fabricar o Golf elétrico, que será baseado em uma nova plataforma desenvolvida em parceria com a americana Rivian, especializada em automóveis elétricos.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela