Volks reduzirá produção sem fechar fábricas na alemanha
A Volkswagen chegou a um acordo com líderes sindicais para reduzir a produção na Alemanha sem ...
A Volkswagen chegou a um acordo com líderes sindicais para reduzir a produção na Alemanha sem fechar fábricas. A montadora se comprometeu a restabelecer acordos de estabilidade no emprego feitos com os trabalhadores e válidos até 2030. A Volks concordou em manter operacionais as suas dez fábricas no país, encerrando três meses de negociações tensas e evitando novas greves.
Em contrapartida, os trabalhadores aceitaram abrir mão de alguns bônus. Também concordaram que a empresa diminua a capacidade de produção em cinco fábricas e reduza o número de estagiários posteriormente contratados permanentemente.
As medidas, negociadas ao longo de cinco rodadas de discussões, são bem mais brandas do que as inicialmente propostas pela Volks, consideradas drásticas e inaceitáveis pelos trabalhadores.
Os líderes sindicais resistiram fortemente aos planos da montadora de demitir milhares de trabalhadores, reduzir salários e fechar três fábricas na Alemanha para tornar a montadora mais competitiva.
" O acordo é um sinal da capacidade de encontrar soluções para grandes problemas. É um sinal muito importante para a Alemanha. " comemorou o negociador do sindicato IG Metall, Thorsten Gröger.
O acordo dá ao CEO Oliver Blume uma oportunidade de reverter a situação da maior montadora da Europa, que enfrenta uma redução na participação de mercado na China e uma demanda em queda por veículos elétricos na Europa e nos EUA. A Volks e os sindicatos tinham como objetivo alcançar um acordo antes do Natal.
As ações da montadora subiram quase 2% como reflexo do acordo, mas acumulam queda de 20% no ano.
A direção da Volks conseguiu convencer os líderes sindicais da transferência da produção do Golf da fábrica de Wolfsburg, na Alemanha, para o México.
PARCERIA PARA ELÉTRICOS
A capacidade da fábrica de veículos elétricos em Zwickau será reduzida, com a produção dos modelos ID.3, ID.4 e Cupra Born transferida para as unidades fabris de Wolfsburg e Emden.
A fábrica de Zwickau, porém, continuará produzindo o modelo Audi Q4 e-tron e será o local de um projeto de reciclagem de automóveis. A unidade está preparada para fabricar o Golf elétrico, que será baseado em uma nova plataforma desenvolvida em parceria com a americana Rivian, especializada em automóveis elétricos.