Viernes, 27 de Diciembre de 2024

Como slot afastou temor por saída de klopp e manteve liverpool no topo

BrasilO Globo, Brasil 26 de diciembre de 2024

TRANSIÇÃO SEM SUSTOS

TRANSIÇÃO SEM SUSTOS
Tão logo o técnico Jürgen Klopp anunciou sua saída do Liverpool, após nove temporadas no cargo, uma nuvem de incerteza pairou sobre os arredores de Anfield. Como dar sequência a um dos trabalhos mais vitoriosos da história do clube? O tempo, porém, mostrou que o pânico era desnecessário. O sucessor de Klopp, Arne Slot, que se destacou à frente do Feyenoord (HOL), vem dando conta do recado com resultados e atuações convincentes. Da energia caótica do alemão à leveza do holandês, os Reds se mantêm no alto e ocupam as lideranças do Campeonato Inglês e da Liga dos Campeões.
Apesar das personalidades diferentes, os treinadores carregam semelhanças no modo de enxergar o futebol, com equipes verticais no ataque e intensas na recuperação da bola. E, ao mesmo tempo em que faz questão de valorizar e respeitar a história recente, Slot tenta dar sua cara a uma espinha dorsal consolidada.
" O Liverpool não estava procurando exatamente o mesmo tipo de treinador, mas acho que, quando uma maneira de jogar dá certo, você quer continuar com ela. É o meu estilo. Os fãs gostam de ver um time que faz de tudo para vencer " avisou Slot em sua primeira entrevista no novo cargo.
NOVAS FUNÇÕES
Um dos fatores por trás do sucesso do Liverpool é a retomada do protagonismo de Mohamed Salah, que lidera as estatísticas de gols (15) e assistências (11) no Inglês. Sob o comando de Slot, o atacante passou a ter mais liberdade no setor ofensivo e menos obrigações defensivas, o que o ajudou a reencontrar sua melhor versão. Em meio à indefinição sobre a renovação de seu contrato, que termina no fim de junho, ele caminha para balançar as redes mais de 20 vezes pela oitava temporada consecutiva nos Reds.
" Hoje, Salah não precisa acompanhar o lateral o tempo inteiro. Ele é um jogador que tem mais liberdade porque há companheiros marcando, tumultuando o meio-campo e a área nas costas dele. Sendo melhor protegido, ele consegue se destacar bastante, fazendo gols ou dando assistências " destaca Mário Marra, comentarista da ESPN.
Outra referência dos Reds que tem vínculo só até o fim desta temporada é Alexander-Arnold, que passou por uma mudança de posicionamento com a troca de comando. Acostumado a jogar na faixa central do campo nos últimos anos de Klopp, o lateral-direito voltou a exercer sua função de origem com Slot, que substituiu o esquema 4-3-3 pelo 4-2-3-1. Como reflexo da menor participação na dinâmica ofensiva, ele ainda não marcou gol em 2024/25, mas continua sendo peça fundamental no passe e na bola parada. Não à toa é o segundo do time em assistências (quatro) nesta Premier League.
Além da primeira linha de quatro defensores, liderada pelo capitão Virgil van Dijk, Slot fez alterações no meio que surtiram efeito imediato no equilíbrio da equipe. O Liverpool tem a melhor defesa do Inglês, empatado com o Arsenal, com apenas 16 gols sofridos. O também holandês Gravenberch, conhecido pela qualidade na saída de bola, foi de meia na temporada passada a um dos principais volantes do futebol inglês, deixando seu companheiro Mac Allister menos sobrecarregado.
" A dupla Gravenberch e Mac Allister conduz muito bem o jogo. Nenhum dos dois é volante de ofício, mas ambos exercem bem o trabalho sujo de roubar bola e fazer falta. E dão muita qualidade na armação do time " analisa Marra.
AMORES DIFERENTES
O cartão de visitas de Slot já foi suficiente para empolgar a torcida, como nos velhos e bons tempos de Klopp. Só que, agora, o heavy metal do alemão dá lugar a uma sinfonia bem mais serena " uma virada de chave bem-vinda para o Liverpool seguir em busca de mais títulos.
" Trabalhar quase dez anos com o jeito Klopp de ser não é fácil, o que já é uma vantagem para Slot, que se mostra bem menos agitado e mais de conversa. Não que ele deixe de ser competitivo. Pelo contrário, acho que está sendo uma maneira de ele ganhar o grupo por ser bom de ambiente e ter uma equipe que preza o lado amigável no dia a dia de trabalho " aponta Marra. " Mas, independentemente do que Slot fizer, é óbvio que a torcida sempre vai amar Klopp.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela