Jueves, 02 de Enero de 2025

Levantamento mostra quais são as torcidas que cantaram mais alto no brasil em 2024

BrasilO Globo, Brasil 30 de diciembre de 2024

solta o grito

solta o grito
As torcidas de Flamengo, Fluminense, São Paulo e Vasco, cada uma à sua maneira, foram as que cantaram mais alto no Brasileirão de 2024. É o que indica um levantamento inédito do GLOBO, que visitou 13 estádios em seis cidades diferentes nos últimos três meses. Munidos de decibelímetros profissionais calibrados " aparelho que mede os níveis de pressão sonora em um local " , a reportagem se embrenhou nos locais mais barulhentos da arquibancada para mensurar o som de 14 torcidas. A aferição foi feita durante todo o tempo de bola rolando em cada partida. A análise dos resultados obtidos foi dividida em quatro categorias distintas.
Na primeira delas, o campeão foi o São Paulo, e teve até "gol do título". Foi no Morumbis, logo após o gol da vitória tricolor contra o Athletico, marcado por André Silva, no dia 9/11, que foi registrado o maior pico entre todas as medições nos 14 jogos aferidos. A celebração do gol que deu a vitória no finzinho fez a torcida do São Paulo chegar a 127,7 dB.
" É um ruído próximo a uma turbina de um avião " compara Marco Aurélio de Paula, engenheiro especialista em acústica. "A melhor forma de representar a percepção humana é através do nível de pressão sonora, e para este cenário a gente usa a escala decibel, que faz um comparativo entre a pressão sonora avaliada com a menor pressão que o ser humano é capaz de ouvir "explica o fundador da GRM Acústica, empresa especializada em análise de campo de ruído e vibrações.
Também usando os decibéis, mas tendo como critério a média nos 90 minutos da partida, o Fluminense foi o vencedor. Em média, a torcida tricolor cantou a 99,7 dB durante a vitória por 1 a 0 contra o Athletico, em 22/10, o que, segundo o professor Marcos Paulo, corresponde ao som de uma "roda de samba com música amplificada".
Mas é mais tango do que samba: seguindo os critérios preestabelecidos (vejas as regras acima e saiba onde o decibelímetro foi posicionado em cada jogo no site) a medição foi feita próxima à torcida que mais emite som nos jogos de cada time. No Flu, trata-se de uma organizada que tem características parecidas às "barras" argentinas, que cantam durante os 90 minutos. Mesmo que não tenha atingido os maiores picos, a constância levou os tricolores a um resultado que não foi encontrado em outras arquibancadas.
Como a medição foi feita no meio dos torcedores, e não dentro das quatro linhas do jogo, ela reflete os volumes atingidos, em todos os critérios, na arquibancada, e não do som que chega até o campo, que pode ser influenciado pela distância ou arquitetura do estádio, por exemplo. No Maracanã, e sem deixar o canto cair, os tricolores conseguiram uma média de quase 100dB. Mas quase, quando se trata de decibéis, pode não ser o que parece. Pouca diferença pode significar muito mais volume.
" O decibel é uma escala logarítmica, que representa melhor a nossa percepção sonora. Não é linear: quando tivermos 3 dB de diferença entre dois sons, estamos falando no dobro da energia e pressão sonora "ensina o engenheiro.
Superar 100db, portanto, é sair do alto para o muito alto. Ou da roda de samba para uma casa noturna que, com DJ e banda, varia entre 100 e 105 dB. E a torcida que conseguiu cantar por mais tempo acima desse volume foi a do Vasco, na vitória pelo placar mínimo, mas com voluma máximo, contra o Cuiabá, em 24/10. Em mais de um terço do tempo de bola rolando, 36 minutos e 15 segundos " com destaque para o 1º tempo ", os vascaínos transformaram São Januário em uma boate barulhenta.
" A torcida tem uma energia muito intensa, as pessoas ali cantando, eventualmente com instrumentos musicais e entoando hinos e gritos, realmente emitem um nível sonoro bem elevado. (Acima de 100 dB) É uma energia considerável e que reflete essa emoção, capaz de carregar uma energia muito importante aos jogadores e todos os participantes em campo, levando a sensações e emoções muito fortes " diz Marco.
a vencedora
Recentemente, o engenheiro fez a medição de um show da banda Tihuana, conhecida pelo som pesado. A média de 116 dB aferida é semelhante à encontrada no levantamento do GLOBO para a torcida que teve o minuto mais barulhento (115,5 dB) entre as 14 pesquisadas: a do Flamengo, na vitória por 4 a 2 contra o Juventude.
Mas o que impressiona na arquibancada rubro-negra é a regularidade: além do "título" no minuto mais alto, o Flamengo teve o 3º maior pico (122,7 dB, em um gol anulado de Gabigol), a 2ª maior média nos 90 minutos (98 dB) e o 2º maior tempo acima dos 100 dB (33 minutos). Ser a única das 14 torcidas a não sair do pódio em nenhum dos quatro critérios ajudou a torcida rubro-negra a, em uma classificação do GLOBO considerando todos os quesitos, ser eleita a torcida que cantou mais alto em 2024, seguida pela do Vasco, em segundo e a do São Paulo, em terceiro. Solta o grito, torcedor. (Por Breno Angrisani, Cayo Pereira, Davi Ferreira, João Pedro Fragoso, Rafael Oliveira, Tatiana Furtado, Thales Machado e Vitor Seta).
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela