Racing vive obsessão por recopa dentro e fora de campo
Após quebrar um jejum de 36 anos sem título internacional com a Sul-Americana de 2024, o ...
Após quebrar um jejum de 36 anos sem título internacional com a Sul-Americana de 2024, o Racing mostra, dentro e fora de campo, o quanto sonha em conquistar a Recopa. A vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo no jogo de ida, no El Cilindro, mostrou as consequências dos planejamentos de cada clube. Enquanto o brasileiro ainda não tem um treinador efetivo e segue com Cláudio Caçapa como interino, o argentino foca totalmente na obsessão de levantar mais um troféu continental em pouco mais de três meses.
Ex-jogador formado nas categorias de base de Avellaneda, o técnico Gustavo Costas carrega identificação e energia à beira do campo. É comum que o comandante "puxe" a vibração da torcida e corra enlouquecidamente para comemorar junto ao elenco na hora do gol, como aconteceu no confronto diante do alvinegro.
De acordo com a imprensa argentina, a comissão técnica buscou meios para que os atletas não se acomodassem com a vantagem parcial no agregado. Um deles foi colar a seguinte pergunta no refeitório do centro de treinamento do clube: "O que você está pensando?". A frase tornou-se uma espécie de discurso motivacional internamente. Ela também caiu nas graças da torcida quando Gustavo Costas gravou um vídeo que viralizou com seu neto entoando justamente essa pergunta. O pupilo já sabia o que responder: "La Copa" (A Copa na tradução, em referência à Recopa).
Outro sinal que mostra o comprometimento do Racing pela Recopa foi a movimentação nos bastidores do campeonato nacional. A Associação do Futebol Argentino (AFA) aceitou o pedido do clube em adiar a partida contra o Unión, pelo Apertura, de 23 de fevereiro para 20 de março, para que o duelo não fosse disputado entre os jogos de ida e volta da decisão continental. Já o Botafogo perdeu o clássico diante do Vasco por 1 a 0, no último domingo.
Além do descanso, a equipe azul e branca se apega a um trabalho de quase 70 jogos de seu treinador, que busca começar com o pé direito pela segunda temporada à frente do clube.