Fachada ganha destaque nos residenciais de luxo
As fachadas dos empreendimentos residenciais ganham cada vez mais protagonismo no mercado ...
As fachadas dos empreendimentos residenciais ganham cada vez mais protagonismo no mercado imobiliário ca- rioca. De função meramente estética, tornaram-se verdadeiros cartões de visita: representam valores, qualidade e identidade dos projetos. Arquitetos e incorporadoras apostam em designs inovadores como diferencial estratégico, criando conexões emocionais imediatas com potenciais compradores.
No cenário contemporâneo, em que a consciência ambiental ganha relevância, as chamadas "fachadas inteligentes" incorporam elementos sustentáveis, como brises, painéis fotovoltaicos e jardins verticais, que reduzem custos no longo prazo e posicionam favoravelmente os projetos no mercado. A integração da tecnologia nas fachadas é hoje um diferencial competitivo, com materiais inovadores e soluções construtivas que garantem mais durabilidade e menos manutenção.
Por trás de tudo isso, destaca-se a capacidade de o design dos projetos dia- logar com a cidade. Um bom exemplo é o Epic, que a Patrimar está lançando na Barra da Tijuca. Assinada pela Feu Arquitetura, a fachada é inspirada no formato de uma asa-delta, um equipamento típico do céu do bairro.
" Trabalhando com volumes, conseguimos assegurar vistas diferentes para todas as unidades do residencial, sejam as voltadas para a Pedra da Gávea, sejam as de frente para o mar " conta a gerente de Novos Projetos da Patrimar, Juliana Lembi, acrescentando que a fachada do Epic faz um "movimento" com as dobraduras e os brises verticais.
Na Barra da Tijuca, outro projeto promete se destacar na paisagem: a Coupé Tower, da RJZ Cyrela, com design da Porsche. A torre é inteiramente revestida com pastilhas feitas sob medida (2,5 x 5cm) na cor cinza. Os apliques em fibra de vidro curvos com pintura automotiva, combinados com guarda-corpo de vidro e brises de alumínio, compõem uma estética única, com destaque para o 18º pavimento, onde fica o Coupé Lounge.
" Esse projeto foi uma imersão no design contemporâneo: traz uma paleta de cores minimalista e um movimento harmônico, inspirado nos automóveis " afirma a gerente de Produto da incorporadora, Christiane Nava.
PAINEL DE AZULEJOS
Já a Mozak trouxe a arte urbana para a fachada do Paradís, no Leblon. A intervenção foi inspirada nos cariocas e na "alma solar" da cidade, com a assinatura do artista João Incerti. Um painel de azulejos pintados à mão no muro do edifício estende-se ao acesso do prédio em estilo art déco preservado. No projeto contemporâneo, a arte ganha tons mais suaves no papel de parede dos halls.
" O João Incerti já colaborou com marcas de moda e pintou murais em hotéis pelo mundo afora. Nós o convidamos para uma parceria inédita, e as fachadas são o primeiro contato dessa intervenção. Buscamos algo que transmitisse personalidade e conceito, sem que isso ficasse datado " explica a coordenadora de Marketing da Mozak, Thais Lago.
E que tal duas fachadas? Pois o Almar, da Balassiano Engenharia, tem uma face voltada para a Lagoa e outra, para a Praia de Ipanema. A decisão de criar uma fachada escalonada surgiu de uma estratégia comercial: a incorporadora queria criar mais coberturas, depois de identificar uma forte demanda por esse tipo de apartamento no bairro.
A solução arquitetônica garantiu apartamentos com terraços indevassáveis, mantendo a privacidade típica de coberturas. A proposta deu tão certo que essas unidades foram as primeiras comercializadas, por R$ 65 mil o metro quadrado, em média.
" Cada empreendimento tem uma "alma" que varia muito com a localização, a vocação do ponto e a altura do edifício. O Rio influencia a moda e o design em todo o país e está consolidando também a ideia das fachadas diferenciadas " observa o diretor da incorporadora, Thiago Balassiano.