Byd passa tesla na europa com alta de 169% nas vendas
A montadora chinesa BYD vendeu mais veículos elétricos (EVs, na sigla em inglês) na Europa ...
A montadora chinesa BYD vendeu mais veículos elétricos (EVs, na sigla em inglês) na Europa do que a Tesla de Elon Musk pela primeira vez na história, ultrapassando a pioneira marca do bilionário sul-africano radicado nos EUA que há anos liderava o segmento no continente. A chinesa registrou 7.231 novos veículos elétricos a bateria em abril, segundo dados da consultoria Jato Dynamics. O número representa um salto de 169% em relação ao mesmo período do ano anterior. A americana ficou em segundo lugar, com queda de 49%.
Antes uma referência no setor de veículos elétricos, a Tesla passou a sofrer rejeição por parte de consumidores na Europa após Musk se tornar um dos maiores financiadores da campanha de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos e depois chefiar o Doge, um polêmico órgão do governo do republicano que tem a missão de fazer drásticas reduções de despesas, demitir funcionários públicos e fechar agências governamentais nos EUA. A Tesla passou a ser alvo de vandalismo, boicotes e manifestações nos EUA e na Europa contra o seu criador e proprietário, com impacto direto nas vendas.
No mês passado, o bilionário afirmou que reduziria sua atuação no governo Trump para dar mais atenção a seus negócios.
Na Europa, a Tesla continuou a perder terreno mesmo com o crescimento acelerado do segmento de EVs no continente. No total, os registros de veículos elétricos subiram 28%. Líder europeia da indústria automobilística em todos os segmentos, a Volkswagen vendeu 61% mais carros elétricos em abril na comparação anual. A marca Skoda, subsidiária da montadora alemã, mais que triplicou suas vendas de EVs.
MOMENTO DECISIVO
A BYD superou a Tesla por margem ainda maior quando são incluídos os veículos híbridos plug-in (PHEVs) da montadora chinesa. As vendas totais da empresa dispararam 359%.
" Embora a diferença entre os totais de vendas mensais das duas marcas possa ser pequena, as implicações são enormes. Este é um momento decisivo para o mercado automotivo europeu " observa Felipe Munoz, analista da Jato Dynamics.
Em todo o mundo, a BYD já vendeu quase o mesmo número de carros elétricos que a Tesla " 1,76 milhão contra 1,79 milhão em 2024 " mas, quando todas as suas outras vendas de carros híbridos de passageiros são incluídas, o número é muito maior. As entregas totais da BYD no ano passado subiram para 4,27 milhões, quase tanto quanto as da centenária Ford. As receitas da montadora chinesa somaram US$ 107 bilhões em 2024 e ultrapassaram os US$ 97,7 bilhões da Tesla.
acima da honda NO BRASIL
Globalmente, a BYD projeta vendas de 5 milhões a 6 milhões de veículos neste ano. O começo já foi forte, com vendas nos primeiros dois meses de 2025 subindo 93% na comparação anual, para 623.300 unidades.
No Brasil, a marca chinesa emplacou 8.345 veículos em abril, ocupando a sétima posição do ranking geral e passando a Honda, que teve 8.298 unidades emplacadas, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
A montadora chinesa está construindo uma fábrica em Camaçari, na Bahia, que poderá começar a operar ainda este ano.