Vistas impactantes disputam espaços nas redes sociais
As redes sociais transformaram a maneira como diversos setores interagem com seus públicos " e o ...
As redes sociais transformaram a maneira como diversos setores interagem com seus públicos " e o mercado imo- biliário não é exceção. Verdadeiras vitrines globais, essas plataformas dão visibilidade aos empreendimentos e alcançam um público diversificado com a rapidez de um foguete. Imagine a eficiência desse tipo de comunicação quando um dos atrativos do imóvel é uma vista instagramável!
Os cenários espetaculares emoldurados por janelas e varandas sempre foram um atrativo de vendas, mas agora ganharam reforço com novos elementos inseridos nos projetos arquitetônicos. Jardins verticais, espelhos d’água e paisagismo elaborado impulsionam o valor do imóvel: segundo levantamentos do mercado, um visual impactante pode aumentar em até 50% o preço do metro quadrado.
Esse efeito é ainda mais potencializado na cidade do Rio, que tem um cartão-postal para onde quer que se olhe: Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Baía de Guanabara, Lagoa Rodrigo de Freitas e belas praias são cenários naturalmente instagramáveis " e as incorporadoras sempre buscam um jeito de enquadrá-los em seus empreendimentos.
O First, residencial da Fator Realty, no Humaitá, usa e abusa da localização. Há unidades com vistas para o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea, que custam 20% e 37% mais do que em ou-tros empreendimentos no Humaitá e em Botafogo, respectivamente.
" É realmente impressionante a paixão das pessoas pelas vistas que o Rio proporciona. Com a massa de empreendimentos existentes na cidade, não é fácil um prédio ter as vistas que o First propicia. E, para beneficiar todos os moradores, projetamos a área de lazer no rooftop, dando oportunidade para todos desfrutarem desse privilégio " afirma Vasco Rodrigues, CEO da Fator Realty.
O rooftop, inclusive, é um ponto importante na tendência dos espaços instagramáveis. O topo do prédio, outrora ocupado por uma ou duas coberturas, agora é espaço comum " e, se tiver piscina com borda infinita, é candidato imbatível a postagens de fotos nas redes sociais.
SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR
O CEO da Origem Incorporadora, Henrique Blecher, explica que a vista da orla chega a valorizar um imóvel entre 30% e 50%. Não por acaso, a empresa escolheu um terreno no Posto Seis da Praia da Barra para erguer o Atto, um residencial sofisticado com apenas 20 unidades de 450 a 1,1 mil metros quadrados, em parceria com a marca italiana de arquitetura e design Pininfarina.
" De um andar alto, é indescritível a vista do mar verde-claro, do céu azul e da areia dourada. No pôr do sol, ainda é possível apreciar os tons alaranjados que vão desaparecendo no horizonte. Essa interação com a natureza ativa os hormônios e os neurotransmissores e proporciona uma sensação de bem-estar " afirma Blecher.
Os compradores não têm a menor dúvida. No Ora, retrofit do icônico prédio art déco do Passeio Público, por anos ocupado pela Mesbla, a demanda por apartamentos com vista total da Baía de Guanabara surpreendeu até o sócio-diretor da Inti Incorporadora, que vai transformá-lo em um residencial.
" Muitos cariocas não conhecem o cenário que se descortina das janelas do prédio e ficam realmente impressionados e impactados com a vista deslumbrante. E o mais interessante é que, como se trata de um prédio histórico, o empreendimento todo tem características instagramáveis " afirma André Kiffer, acrescentando que a decisão da empresa de incluir no projeto o rooftop com bar e piscina tornou o espaço mais democrático para ser utilizado e fotografado por todos os moradores, independentemente do andar em que estejam os apartamentos.