Domingo, 06 de Julio de 2025

Academiaos louros de zé roberto

BrasilO Globo, Brasil 5 de julio de 2025

Ontem foi a prova do fardão do advogado, professor e escritor carioca José Roberto de ...

Ontem foi a prova do fardão do advogado, professor e escritor carioca José Roberto de Castro Neves, 54 anos, vascaíno, autor de 18 livros sobre direito, história e literatura.
Toma posse na Academia Brasileira de Letras na sexta-feira, dia 11, na vaga aberta com a morte de Marcos Vilaça. Na foto de André Feltes, Zé Roberto aparece ao lado do alfaiate Diógenes Cardoso, 83 anos, por muito tempo o único responsável pela confecção dos fardões da Academia.
O pai do novo imortal, Roberto Castro Neves, foi diretor da IBM e escritor.
Rio Brando Barbosa
Sabe aquele palacete erguido pelo banqueiro Jorge Brando Barbosa (1919-2002), numa área de 12.000 m² no Jardim Botânico, e que andou recebendo o CasaCor? A mansão, que ganhou o apelido de "Taj Mahal carioca", deve abrigar o Instituto Light de Cultura e Meio Ambiente.
Era factoide?
Já faz quatro meses que Eduardo Paes disse que a casa, na Urca, locação do premiado "Ainda estou aqui", iria abrigar a Casa do Cinema Brasileiro. Até agora, nada. Além da vizinhança, contra por causa do trânsito já caótico, até gente do cinema não entendeu o porquê de tombar um cenário. A família de Rubens Paiva, o ex-deputado morto pela Ditadura, nunca morou lá.
História ‘JB’ em ferro e fogo
Um dos personagens da série "Guerreiros do sol", trama de George Moura e Sergio Goldenberg que alavancou a audiência da Globoplay, é "Gasolina" (Ênio Cavalcante). Foi inspirado no cangaceiro Zé Baiano, que marcava com ferro em brasa as iniciais "JB" no rosto de algumas mulheres. O facínora foi morto em 1936, por um "coiteiro" em Frei Paulo, cidade do agreste sergipano onde... Deixa pra lá.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela