Academiaos louros de zé roberto
Ontem foi a prova do fardão do advogado, professor e escritor carioca José Roberto de ...
Ontem foi a prova do fardão do advogado, professor e escritor carioca José Roberto de Castro Neves, 54 anos, vascaíno, autor de 18 livros sobre direito, história e literatura.
Toma posse na Academia Brasileira de Letras na sexta-feira, dia 11, na vaga aberta com a morte de Marcos Vilaça. Na foto de André Feltes, Zé Roberto aparece ao lado do alfaiate Diógenes Cardoso, 83 anos, por muito tempo o único responsável pela confecção dos fardões da Academia.
O pai do novo imortal, Roberto Castro Neves, foi diretor da IBM e escritor.
Rio Brando Barbosa
Sabe aquele palacete erguido pelo banqueiro Jorge Brando Barbosa (1919-2002), numa área de 12.000 m² no Jardim Botânico, e que andou recebendo o CasaCor? A mansão, que ganhou o apelido de "Taj Mahal carioca", deve abrigar o Instituto Light de Cultura e Meio Ambiente.
Era factoide?
Já faz quatro meses que Eduardo Paes disse que a casa, na Urca, locação do premiado "Ainda estou aqui", iria abrigar a Casa do Cinema Brasileiro. Até agora, nada. Além da vizinhança, contra por causa do trânsito já caótico, até gente do cinema não entendeu o porquê de tombar um cenário. A família de Rubens Paiva, o ex-deputado morto pela Ditadura, nunca morou lá.
História ‘JB’ em ferro e fogo
Um dos personagens da série "Guerreiros do sol", trama de George Moura e Sergio Goldenberg que alavancou a audiência da Globoplay, é "Gasolina" (Ênio Cavalcante). Foi inspirado no cangaceiro Zé Baiano, que marcava com ferro em brasa as iniciais "JB" no rosto de algumas mulheres. O facínora foi morto em 1936, por um "coiteiro" em Frei Paulo, cidade do agreste sergipano onde... Deixa pra lá.