Viernes, 08 de Agosto de 2025

Pesquisa o globo/ipsos-ipec mostra força vascaína nas capitais

BrasilO Globo, Brasil 8 de agosto de 2025

Na série de perfis das cinco principais torcidas do país apontadas na pesquisa O ...

Na série de perfis das cinco principais torcidas do país apontadas na pesquisa O GLOBO/Ipsos-Ipec, os torcedores do Vasco se destacam por uma característica essencialmente geográfica: estão amplamente presentes nas capitais brasileiras. Entre os cinco clubes com maior torcida (Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palmeiras, além do Vasco), o cruz-maltino é o que tem a maior proporção de sua base de fãs nessas cidades: 37%, contra 27% dos que se declararam rubro-negros, segundo colocado no quesito.
A torcida vascaína também é majoritariamente masculina. De todos os que declararam apoiar o clube na pesquisa, 67% são homens e apenas 33% são mulheres. Ou seja, na prática, dois a cada três torcedores do Vasco são homens.
No panorama geral, o cruz-maltino aparece como o sexto clube mais querido entre o público feminino: tem 2,1% de preferência, ficando atrás dos 2,6% registrados pelo Grêmio.
O recorte financeiro e de renda também se destaca na composição da massa vascaína. Em levantamento anterior baseado na pesquisa, o cruz-maltino empatou com o Flamengo no título simbólico de "time do povo" " aquele que concentra as duas faixas da base da pirâmide salarial (até um salário mínimo e mais de um a dois salários mínimos) e classes sociais D e E, de acordo com o Critério Econômico Brasil, que leva em conta o poder de consumo. No recorte vascaíno, a torcida aparece com força especialmente entre os entrevistados de renda mais baixa.
Dos vascaínos que responderam, 34% declararam ter renda de até um salário mínimo " o maior percentual entre as cinco principais torcidas, únicas analisadas nesse detalhamento, uma vez que atingiram a base amostral mínima para permitir a análise dos dados com margem segura de erro.
O índice supera até o do rival rubro-negro, que aparece com 32%, mesmo com o empate no recorte citado (61% para ambos).
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela