Pesquisa o globo/ipsos-ipec mostra força vascaína nas capitais
Na série de perfis das cinco principais torcidas do país apontadas na pesquisa O ...
Na série de perfis das cinco principais torcidas do país apontadas na pesquisa O GLOBO/Ipsos-Ipec, os torcedores do Vasco se destacam por uma característica essencialmente geográfica: estão amplamente presentes nas capitais brasileiras. Entre os cinco clubes com maior torcida (Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palmeiras, além do Vasco), o cruz-maltino é o que tem a maior proporção de sua base de fãs nessas cidades: 37%, contra 27% dos que se declararam rubro-negros, segundo colocado no quesito.
A torcida vascaína também é majoritariamente masculina. De todos os que declararam apoiar o clube na pesquisa, 67% são homens e apenas 33% são mulheres. Ou seja, na prática, dois a cada três torcedores do Vasco são homens.
No panorama geral, o cruz-maltino aparece como o sexto clube mais querido entre o público feminino: tem 2,1% de preferência, ficando atrás dos 2,6% registrados pelo Grêmio.
O recorte financeiro e de renda também se destaca na composição da massa vascaína. Em levantamento anterior baseado na pesquisa, o cruz-maltino empatou com o Flamengo no título simbólico de "time do povo" " aquele que concentra as duas faixas da base da pirâmide salarial (até um salário mínimo e mais de um a dois salários mínimos) e classes sociais D e E, de acordo com o Critério Econômico Brasil, que leva em conta o poder de consumo. No recorte vascaíno, a torcida aparece com força especialmente entre os entrevistados de renda mais baixa.
Dos vascaínos que responderam, 34% declararam ter renda de até um salário mínimo " o maior percentual entre as cinco principais torcidas, únicas analisadas nesse detalhamento, uma vez que atingiram a base amostral mínima para permitir a análise dos dados com margem segura de erro.
O índice supera até o do rival rubro-negro, que aparece com 32%, mesmo com o empate no recorte citado (61% para ambos).