Jueves, 18 de Septiembre de 2025

Fla pega estudiantes tentando esquecer eliminações precoces na libertadores

BrasilO Globo, Brasil 18 de septiembre de 2025

Em busca da semi

Em busca da semi
Desde que foi tricampeão da Libertadores em 2022, o Flamengo não conseguiu mais voltar a uma semifinal. Muito porque falhou na hora de "pagar o pedágio" diante de camisas pesadas do continente e foi eliminado, casos de Olimpia (2023) e Peñarol (2024). A bola da vez é o Estudiantes, contra quem o time de Filipe Luís abre hoje, às 21h30, no Maracanã, o confronto das quartas de final, e inicia uma trilha de argentinos que o separa da decisão, em Lima, no Peru. Apesar do favoritismo evidente, o alerta precisa estar ligado.
A equipe de La Plata traz um contexto bem parecido, por ser tetracampeã da Libertadores " mais títulos que qualquer brasileiro ", mas hoje com poder de investimento muito menor ao dos clubes daqui, em especial o Flamengo. No campo, porém, o que conta é apresentar uma postura à altura destas fases agudas.
Rossi pede foco
Há dois anos, o rubro-negro venceu o Olimpia no Maracanã por 1 a 0, mas, mesmo abrindo o placar em Assunção, teve um apagão e sofreu a virada por 3 a 1. Na última edição, o problema foi perder em casa para o Peñarol por 1 a 0, em uma atuação apática que encerrou uma sequência invicta de cinco anos e 28 jogos como mandante. Em Montevidéu, um empate sem gols resultou em eliminação.
Contratado em 2023, Rossi estava no elenco nas duas ocasiões e era o titular na última, e pediu concentração geral para que não se repitam:
" O que aconteceu já passou. Na fase de grupos, tivemos alguns altos e baixos, mas no Brasileiro sempre mantivemos a força do elenco. Fizemos um grande Mundial e hoje viemos de boa sequência. Sabemos que cada jogo é uma final, como vai ser na quinta (hoje) e depois no domingo (contra o Vasco, pelo Brasileiro), e assim até o final do ano " ponderou o argentino. " Mas sabemos que dependemos de nós, de fazer um bom trabalho e entrar concentrados. Esses jogos são decididos nos detalhes.
Líder do Brasileirão, o Flamengo repetiu o roteiro dos últimos dois anos na Libertadores e se classificou em segundo em seu grupo. Assim, precisa decidir os confrontos fora de casa, como aconteceu diante do Internacional, nas oitavas. O jogo de volta contra o Estudiantes será em La Plata na próxima quinta, às 21h30.
" É o jogo mais importante do ano " garantiu Filipe Luís no último domingo. " É um grande adversário, principalmente por ser uma das equipes argentinas, que competem tão bem. Temos aí o exemplo do Central Córdoba na fase de grupos.
A derrota por 2 a 1 em abril para o modesto adversário argentino, no Maracanã, serve de exemplo para a equipe, que também sofreu para vencer o Deportivo Táchira (1 a 0) no grupo. Especialmente porque será importante levar boa vantagem para a segunda partida.
As boas notícias de hoje para Filipe são as voltas de Bruno Henrique e Varela. Na vitória contra o Juventude por 2 a 0, o atacante ficou fora por controle de carga e o lateral por um quadro de pubalgia, mas ambos treinaram normalmente ontem. O uruguaio disputa posição com Emerson Royal. Fora isso, Léo Ortiz deve voltar ao time titular após ter cumprido suspensão. De la Cruz e Plata também têm chances de iniciar o jogo.
Jorginho e Alex Sandro ainda são dúvidas: fizeram apenas exercícios de condicionamento físico, acompanhados por fisioterapeutas.
O Estudiantes também tem seus problemas. Sétimo colocado no Clausura do Campeonato Argentino, amargou duas derrotas seguidas, para Central Córdoba (2 a 0) e River Plate (2 a 1). Neste último jogo, em casa, ainda viu saírem machucados o lateral-esquerdo Leandro González Pirez e o atacante Edwuin Cetré " ambos desfalques hoje. Mesmo assim, não faltará confiança para o treinador Eduardo Domínguez no Maracanã.
" Sabemos a história que esse estádio tem, e é bom enfrentar isso, mas somos 11 contra 11. Entendemos como temos que jogar fora de casa porque já fizemos isso nesta Libertadores. É entender o funcionamento do rival e para onde queremos levá-lo: para o desconforto. Temos que ser fortes, não apenas fisicamente, mas também mentalmente " projetou.
Na semifinal, o vencedor do confronto entre Flamengo e Estudiantes também será argentino. Na terça, o Racing deu passo importante ao bater o Vélez fora de casa por 1 a 0, no jogo de ida.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela