O casamenteiro vinicius de moraes
O poetinha Vinicius de Moraes (1913-1980), parceiro, entre outros, de Tom Jobim, Chico ...
O poetinha Vinicius de Moraes (1913-1980), parceiro, entre outros, de Tom Jobim, Chico Buarque e João Gilberto em algumas das mais bonitas canções da nossa MPB, está na moda. Tem a exposição "Vinicius de Moraes " Por toda a minha vida", que chega ao MAR - Museu de Arte do Rio neste sábado, exibindo mais de 300 itens, incluindo os manuscritos das letras de clássicos como "Garota de Ipanema" (1963) e "Chega de saudade" (1959).
Além disso, o poeta e compositor vai ganhar uma nova biografia, ainda sem título, escrita por Marcelo Bortoloti, autor, entre outras, das biografias dos pintores Di Cavalcanti e Guignard, a ser editada pela Companhia das Letras.
Para escrever o livro sobre o poetinha, que na juventude namorou o Integralismo " versão cabocla do fascismo de Mussolini ", o autor percorreu cidades onde Vinícius viveu, como Oxford " em 1940 ele ganhou uma bolsa do Conselho Britânico para estudar língua e literatura inglesas na Universidade de Oxford " e Los Angeles. É que, em 1946, ele assumiu o primeiro posto diplomático como vice-cônsul na cidade americana, uma função que gente do Itamaraty chama de "chão de fábrica" da carreira diplomática, trabalhando duro no atendimento cartorial da comunidade brasileira.
Sobre esta época nos EUA, o poetinha dizia que voltou completamente decepcionado com o modo de vida americano " e irremediavelmente avesso ao cinema de Hollywood.
Em tempo: em toda sua vida, Vinícius casou nove vezes. Danadinho.