Miércoles, 22 de Octubre de 2025

Câmara aprova urgência de veto à cobrança de mala de mão

BrasilO Globo, Brasil 22 de octubre de 2025

A Câmara dos Deputados aprovou ontem a tramitação em regime de urgência d o projeto que ...

A Câmara dos Deputados aprovou ontem a tramitação em regime de urgência d o projeto que proíbe a cobrança pela bagagem de mão em voos. O relator, Neto Carletto (PP-BA), disse que pretende avaliar também a inclusão da gratuidade de bagagens despachadas, o que não estava previsto no projeto original.
" Decidi com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), deixar o mérito para a semana que vem para dar a possibilidade de inserir no texto essa questão das bagagens despachadas. A princípio não iríamos incluir, mas houve apoio da maioria dos líderes " disse Carletto.
O despacho de bagagens é um tema em debate desde 2017, quando a Anac permitiu às companhias aéreas cobrar por malas com até 23 kg, antes isentas. Em 2022, o Congresso aprovou lei para restabelecer a gratuidade, mas o então presidente Jair Bolsonaro vetou.
" Foi vetado sob o argumento de que isso baratearia as passagens aéreas. O que vimos foi justamente o contrário " disse Motta, que chamou de "abusiva" a cobrança pelas bagagens de mão.
O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), disse que a matéria é praticamente consensual entre os deputados.
O texto original do projeto garante mala de até 10 kg e um item pessoal sem cobrança em voos domésticos e internacionais. O relator avalia incluir gratuidade para pelo menos uma mala despachada, e a proposta ainda será discutida na semana que vem.
Caso a gratuidade não entre no texto, há possibilidade de o Congresso derrubar o veto presidencial de 2022.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela