Viernes, 24 de Octubre de 2025

Motta prevê votar projeto de bagagem. governo tenta adiar

BrasilO Globo, Brasil 24 de octubre de 2025

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que pretende ...

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que pretende colocar em votação na próxima semana o projeto que proíbe a cobrança de bagagem de mão em voos domésticos e internacionais. A medida faz parte do esforço concentrado de votações marcado para começar na segunda-feira e se estender até quinta, numa tentativa de retomar a agenda da Casa após semanas de desgaste político e de impasse nas articulações com o governo.
Motta tem articulado a unificação do texto com o projeto aprovado pelo Senado " de teor semelhante " para acelerar a tramitação e evitar sobreposição entre as Casas. A estratégia é destravar uma pauta de alto apelo junto ao consumidor e projetar a "entrega" de fácil compreensão pública, no momento em que o presidente da Câmara busca recompor imagem e ampliar o diálogo com o Planalto depois da derrota da PEC da Blindagem.
O projeto prevê que o transporte de bagagem de mão, dentro das dimensões que serão previstas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), passe a estar incluído automaticamente no valor da passagem, vedando cobranças adicionais. O tema enfrenta resistência do setor aéreo, que alega risco de aumento nos preços das passagens, mas encontra respaldo entre lideranças da Casa.
A iniciativa faz parte da "pauta positiva" que Motta tenta firmar como marca de sua gestão " centrada em propostas de impacto direto ao consumidor e em temas de segurança pública e saúde.
O governo quer mais tempo para discutir o projeto. Em nota técnica enviada ao Congresso, o Ministério de Portos e Aeroportos pede o adiamento da votação da proposta para evitar impactos para os consumidores. O texto sugere ainda que sejam ouvidas empresas de baixo custo interessadas em operar no Brasil.
A cobrança de bagagem é um dos itens cruciais na operação dessas empresas, com bilhetes a baixo custo.
"Tal postergação se faz necessária para que seja promovido um debate mais aprofundado acerca dos impactos da medida", diz a nota.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela