Sábado, 01 de Noviembre de 2025

Lott, o marechal que há 70 anos evitou um golpe e garantiu a posse de jk

BrasilO Globo, Brasil 1 de noviembre de 2025

Com direito a uma sessão solene no Congresso no próximo dia 11 de novembro, completam-se agora ...

Com direito a uma sessão solene no Congresso no próximo dia 11 de novembro, completam-se agora exatos 70 anos do movimento que interrompeu um golpe em andamento por setores militares e políticos. A conspiração visava impedir a posse do presidente eleito, Juscelino Kubitschek, sob o pretexto de que ele não havia obtido a maioria absoluta dos votos.
O chamado "Movimento de 11 de Novembro de 1955", ou "Golpe Preventivo", foi liderado pelo marechal Henrique Teixeira Lott (1894-1984), então ministro da Guerra. Ele colocou tanques e 25 mil soldados nas ruas. O movimento ficou na História como um momento em que a intervenção militar foi usada para proteger a democracia, não para rompê-la.
Autor de "O soldado absoluto: uma biografia do marechal Henrique Lott", o jornalista Wagner William diz que o militar, ao garantir a posse de um presidente eleito de forma democrática, impediu "que o Golpe de 1964 ocorresse em 1955".
Ele lembra que, depois disso, os mesmos golpistas ainda realizaram movimentos em 1956 e 1959. "Anistiados, voltariam a tentar em 1961, até obter o " inevitável " triunfo em 1964." A partir daí, prossegue Wagner, o nome de Lott foi apagado da História do país. "Setenta anos depois, faz-se justiça."
Em tempo: com o fracasso do plano de impedir a posse de JK, o jornalista Carlos Lacerda, um dos conspiradores civis, pediu asilo a Cuba, então comandada pelo ditador Fulgêncio Batista. Mas isso é outra história.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela