Produtores transformam flores do café em matéria-prima de chá
			
			As flores brancas e perfumadas dos cafezais, vistas apenas como sinal de boa florada e ...
			
				As flores brancas e perfumadas dos cafezais, vistas apenas como sinal de boa florada e promessa de safra abundante, estão ganhando um destino inusitado. Agricultores e pesquisadores estão explorando o uso das flores de café na produção de chás, agregando valor ao cultivo e promovendo alternativa de renda durante o período entre as colheitas.
Uma das propriedades de café que têm apostado na novidade é a Fazenda Camocim, em Domingos Martins (ES). Na cafeteria da fazenda é possível provar o chá ou comprar flores desidratadas preparadas para infusão ou já trituradas, nos tradicionais saquinhos de chá.
Henrique Sloper, proprietário da fazenda, diz que, os consumidores gostam:
" Num primeiro momento experimentam por curiosidade, mas depois compram para levar para casa, atraídos pelos fragrância de café verde, amadeirada e doce.
Segundo ele, o processo para a produção do chá de flores de café levou tempo para ser aprimorado, por ainda ser algo novo no país.
A colheita das flores de café exige cuidado e rapidez. Só podem ser retiradas do pé após serem fecundadas e são colhidas manualmente. As que já caíram não são utilizadas. Depois, as flores passam por secagem natural à sombra para preservar o aroma e as propriedades sensoriais.
" O resultado é uma bebida suave, levemente adocicada e com notas florais, diferente do sabor marcante do café torrado " afirma Sloper.
Pesquisa conduzida por instituições como o Centro Universitário do Norte do Espírito Santo (Ceunes), UFRJ e Universidade do Porto, em Portugal, publicada na revista científica Foods, informa que o chá de flores de café contém antioxidantes, compostos fenólicos e cafeína em níveis moderados e que "esses compostos já são conhecidos por influenciar o sabor da semente do café e estão relacionados às suas ações antioxidantes e anti-inflamatórias in vivo e, consequentemente, às suas propriedades benéficas para a saúde".
Para Sloper, essas características tornam o chá de flores de café uma bebida funcional com potencial no mercado de infusões especiais.
O aproveitamento das flores representa forma de reduzir o desperdício e diversificar a renda dos produtores.