Sábado, 08 de Noviembre de 2025

Varejo on-line contrata exército de temporários para black friday

BrasilO Globo, Brasil 8 de noviembre de 2025

Às vésperas da Black Friday e nos preparativos para o Natal, o varejo on-line planeja ...

Às vésperas da Black Friday e nos preparativos para o Natal, o varejo on-line planeja ofensiva com milhares de contratações de trabalhadores temporários. Na disputa pelo consumidor, a estratégia das plataformas é reforçar a operação logística para agilizar ao máximo as entregas.
Somente na Black Friday, no dia 28, o comércio on-line brasileiro deve movimentar R$ 13,34 bilhões, 14,7% a mais que no ano passado, segundo projeção da Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce (Abiacom). Nesse cenário, a expectativa é que cerca de 267 mil vagas temporárias sejam abertas neste último trimestre do ano em comércio e serviços, especialmente na área logística dos e-commerces, segundo a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem).
O Mercado Livre lidera com cerca de 20 mil postos abertos.
" O reforço nas equipes nos permite manter a excelência logística e a qualidade da experiência de compra num cenário de acirramento da concorrência " diz Patricia Monteiro de Araujo, diretora de Pessoas da plataforma.
A Amazon prevê contratar 13 mil temporários para Black Friday e Natal. O número é o dobro de 2024, e vai em linha com o crescimento da malha logística da empresa no Brasil, que abriu cem centros de distribuição (CDs) neste ano, chegando a 250.
A maior parte das vagas " 8,7 mil " está concentrada no Rio e em São Paulo. Os postos incluem funções como controle de estoque, conferência de encomendas, separação de mercadorias, emissão de notas fiscais e manutenção de equipamentos, sem exigência de experiência prévia.
Na Shopee, são dez mil postos temporários e permanentes para a atuação nos 14 centros de distribuição e 200 hubs logísticos na operação das três grandes datas de vendas: o 11/11, a Black Friday e o Natal.
" Nossa capacidade de processamento mais do que dobrou em comparação a novembro de 2024, impulsionada pela abertura de centros de distribuição. E ampliamos a cobertura da entrega rápida no mesmo dia e até o dia seguinte em mais de 75 cidades " diz Felipe Piringer, diretor de Marketing da Shopee.
Plataformas brasileiras também estão abrindo vagas. A Americanas anunciou 700 postos temporários para reforçar os CDs. Na lista, cargos de operador logístico, fiscal, assistente e motorista para entregas do e-commerce. Já o Magazine Luiza deve contratar 3 mil temporários, principalmente para funções como movimentadores e conferentes.
O volume é 18% maior que o do ano passado. No entanto, em meio ao desemprego no menor patamar histórico, tem sido mais difícil encontrar profissionais, pondera Wiliam Miguel dos Santos, diretor de Gestão de Pessoas do Magalu. A solução tem sido aprimorar as vagas:
" O mercado está extremamente desafiador com o pleno emprego. Estamos trazendo bonificações adicionais e prêmios como viagens para a família.
*Estagiário, sob a supervisão de Glauce Cavalcanti
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela