Usuários da unimed ferj agora já são da unimed do brasil
A operação da carteira de 344 mil usuários da Unimed Ferj passou ontem para as mãos da ...
A operação da carteira de 344 mil usuários da Unimed Ferj passou ontem para as mãos da Unimed do Brasil. A mudança foi determinada na semana passada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), na tentativa de resolver a crise da operadora, que havia assumido os segurados da Unimed-Rio após anos de dificuldades financeiras.
O que muda?
A Unimed do Brasil vai ficar com 93% da receita das mensalidades dos usuários. Com esses recursos, a operadora deverá administrar a assistência aos consumidores, o que inclui a relação com os prestadores, como hospitais e laboratórios credenciados, e o repasse dos pagamentos dos médicos cooperados. O percentual restante será recebido pela Unimed Ferj, que deverá usar os recursos para pagar dívidas.
E a rede credenciada?
Segundo a Associação de Hospitais do Estado do Rio (Aherj), a dívida da Unimed Ferj com unidades de saúde passa dos R$ 2 bilhões. Por isso, a rede credenciada vem encolhendo. Já deixaram de atender usuários da Unimed Ferj Rede D’Or, o pronto-socorro dos hospitais Pró-Cardíaco, Vitória, São Lucas e Santa Lúcia, a Rede Casa e o Grupo Prontobaby.
Onde ser atendido?
Em nota, a Ferj afirmou que está tomando providências para restabelecer o atendimento aos usuários e ressaltou ter rede própria: os prontos atendimentos de Copacabana, Barra da Tijuca e Méier. A operadora recomendou consultar o guia médico em seu site (https://www.unimed.coop.br/site/web/riodejaneiro/guia-medico#/).
A carteirinha vai mudar?
Segundo a Unimed do Brasil, os usuários continuarão com a mesma carteirinha, com inicial 0972. Os canais de atendimento permanecem iguais.
Como fica o boleto?
Segundo a Unimed do Brasil, os boletos serão emitidos pela Solutions BPO de Serviços. Mas a operadora não deu orientações sobre as cobranças que vencem a partir de agora, ou seja, se os usuários devem pagar o boleto já recebido ou buscar um novo.