Martes, 25 de Noviembre de 2025

Vli é a grande campeã do melhores do agronegócio

BrasilO Globo, Brasil 25 de noviembre de 2025

A VLI, empresa especializada em transporte e logística de produtos agrícolas, foi a grande ...

A VLI, empresa especializada em transporte e logística de produtos agrícolas, foi a grande campeã do Melhores do Agronegócio 2025. O evento de anúncio das vencedoras da premiação ocorreu na noite de ontem, em São Paulo. Ao todo, a Globo Rural, organizadora do prêmio, destacou o trabalho de companhias de 21 diferentes segmentos do agro.
Responsável pelo trecho norte da Ferrovia Norte-Sul e pela Ferrovia Centro-Atlântica, a VLI é a maior transportadora de fertilizantes por linhas férreas do país. Hoje, a empresa participa de mais de 90% da importação nacional de enxofre, rocha fosfática e amônia, matérias-primas usadas na fabricação de fertilizantes.
A VLI faz ainda a operação de terminais intermodais que unificam o carregamento e o descarregamento de produtos em eixos estratégicos do litoral brasileiro, como Santos (SP), Vitória (ES) e São Luís (MA). Ao todo, a empresa atua em quatro ferrovias, nove terminais intermodais e sete portos.
Perspectivas positivas
Além de fertilizantes, a empresa transporta açúcar, grãos, combustíveis e minerais, entre outros. Segundo a VLI, no primeiro semestre deste ano foram movimentados 20,7 TKUs (toneladas por quilômetros úteis), volume 1% maior do que o registrado um ano antes.
Em 2024, referência para as análises da premiação, a receita líquida da VLI cresceu 7,8%, para R$ 9,8 bilhões. Já no primeiro semestre deste ano, a alta foi de 1%, para R$ 5 bilhões.
A empresa destacou-se em um ano de safra recorde, mas também de percalços para os operadores logísticos.
" Em 2024 houve uma quebra da safra e, em 2025, a recuperação. Então, a disponibilidade de produção para este ano foi superior, e aproveitamos todas as oportunidades " disse Carolina Hernandez, diretora executiva comercial da VLI, ao Anuário do Agronegócio, edição especial da Globo Rural com o ranking dos 500 maiores grupos econômicos do agro brasileiro.
O anuário traz ainda reportagens sobre todas as campeãs da 21ª edição do prêmio.
O tarifaço imposto pelos EUA a vário produtos brasileiros não muda a leitura otimista da VLI para o ano que vem, ainda mais após a derrubada, este mês, de parte das taxas:
" O plantio no Brasil está indo bem, e estamos confiantes de que os números da empresa continuarão a capturar esse crescimento " disse Hernandez.
A lista de campeãs setoriais deste ano tem ainda Ambev (alimentos e bebidas), Grupo Mateus (atacado e varejo), Copersucar (bioenergia), Eisa Agrícola (comércio exterior), Coamo (cooperativas), CropChem (defensivos agrícolas), Fertipar (fertilizantes), AGT Citrus (frutas, flores e hortaliças), 3corações (café), Cargill (soja e óleos), Laticínios Bela Vista (laticínios), Belgo Arames (máquinas e equipamentos agropecuários), Moinhos Anaconda (massas e farinhas), Mig-Plus (nutrição animal), SLC Agrícola (produção agropecuária), São Salvador Alimentos (proteína animal), Suzano (reflorestamento, celulose e papel), Zoetis (saúde animal), GDM (sementes) e CTC (serviços agropecuários e tecnologia).
O troféu Campeã das Campeãs, que a VLI recebeu, integra as categorias especiais. Nestas, a premiação destacou ainda Phibro, campeã na categoria pequenas e médias empresas; Cooxupé, a melhor em sustentabilidade; JBS, o maior grupo econômico do agro brasileiro; e Ambev, melhor grupo econômico.
A Serasa Experian é a responsável pelo levantamento e análise técnica dos dados usados na elaboração do ranking.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela