Vli é a grande campeã do melhores do agronegócio
A VLI, empresa especializada em transporte e logística de produtos agrícolas, foi a grande ...
A VLI, empresa especializada em transporte e logística de produtos agrícolas, foi a grande campeã do Melhores do Agronegócio 2025. O evento de anúncio das vencedoras da premiação ocorreu na noite de ontem, em São Paulo. Ao todo, a Globo Rural, organizadora do prêmio, destacou o trabalho de companhias de 21 diferentes segmentos do agro.
Responsável pelo trecho norte da Ferrovia Norte-Sul e pela Ferrovia Centro-Atlântica, a VLI é a maior transportadora de fertilizantes por linhas férreas do país. Hoje, a empresa participa de mais de 90% da importação nacional de enxofre, rocha fosfática e amônia, matérias-primas usadas na fabricação de fertilizantes.
A VLI faz ainda a operação de terminais intermodais que unificam o carregamento e o descarregamento de produtos em eixos estratégicos do litoral brasileiro, como Santos (SP), Vitória (ES) e São Luís (MA). Ao todo, a empresa atua em quatro ferrovias, nove terminais intermodais e sete portos.
Perspectivas positivas
Além de fertilizantes, a empresa transporta açúcar, grãos, combustíveis e minerais, entre outros. Segundo a VLI, no primeiro semestre deste ano foram movimentados 20,7 TKUs (toneladas por quilômetros úteis), volume 1% maior do que o registrado um ano antes.
Em 2024, referência para as análises da premiação, a receita líquida da VLI cresceu 7,8%, para R$ 9,8 bilhões. Já no primeiro semestre deste ano, a alta foi de 1%, para R$ 5 bilhões.
A empresa destacou-se em um ano de safra recorde, mas também de percalços para os operadores logísticos.
" Em 2024 houve uma quebra da safra e, em 2025, a recuperação. Então, a disponibilidade de produção para este ano foi superior, e aproveitamos todas as oportunidades " disse Carolina Hernandez, diretora executiva comercial da VLI, ao Anuário do Agronegócio, edição especial da Globo Rural com o ranking dos 500 maiores grupos econômicos do agro brasileiro.
O anuário traz ainda reportagens sobre todas as campeãs da 21ª edição do prêmio.
O tarifaço imposto pelos EUA a vário produtos brasileiros não muda a leitura otimista da VLI para o ano que vem, ainda mais após a derrubada, este mês, de parte das taxas:
" O plantio no Brasil está indo bem, e estamos confiantes de que os números da empresa continuarão a capturar esse crescimento " disse Hernandez.
A lista de campeãs setoriais deste ano tem ainda Ambev (alimentos e bebidas), Grupo Mateus (atacado e varejo), Copersucar (bioenergia), Eisa Agrícola (comércio exterior), Coamo (cooperativas), CropChem (defensivos agrícolas), Fertipar (fertilizantes), AGT Citrus (frutas, flores e hortaliças), 3corações (café), Cargill (soja e óleos), Laticínios Bela Vista (laticínios), Belgo Arames (máquinas e equipamentos agropecuários), Moinhos Anaconda (massas e farinhas), Mig-Plus (nutrição animal), SLC Agrícola (produção agropecuária), São Salvador Alimentos (proteína animal), Suzano (reflorestamento, celulose e papel), Zoetis (saúde animal), GDM (sementes) e CTC (serviços agropecuários e tecnologia).
O troféu Campeã das Campeãs, que a VLI recebeu, integra as categorias especiais. Nestas, a premiação destacou ainda Phibro, campeã na categoria pequenas e médias empresas; Cooxupé, a melhor em sustentabilidade; JBS, o maior grupo econômico do agro brasileiro; e Ambev, melhor grupo econômico.
A Serasa Experian é a responsável pelo levantamento e análise técnica dos dados usados na elaboração do ranking.