Miércoles, 26 de Noviembre de 2025

Rodada que pode ser decisiva traz rivalidades de históricos distintos

BrasilO Globo, Brasil 25 de noviembre de 2025

Historicamente, Atlético-MG e Grêmio, adversários de Flamengo e Palmeiras, ...

Historicamente, Atlético-MG e Grêmio, adversários de Flamengo e Palmeiras, respectivamente, na rodada que pode decidir o título do Brasileirão 2025 em favor do rubro-negro, hoje à noite, trazem sentimentos distintos para cada time.
Apesar do retrospecto equilibrado (39 vitórias do Fla, 34 do Galo e 21 empates), o histórico em confrontos decisivos traz boas memórias para os flamenguistas. A rivalidade floresceu a partir do primeiro título brasileiro do clube, em 1980, quando a equipe de Zico, Nunes e companhia bateu o Atlético na final. No ano seguinte, eliminou o mesmo adversário na campanha da conquista da Libertadores, em um polêmico jogo-desempate que terminou com o árbitro José Roberto Wright expulsando cinco jogadores do time mineiro. Na mesma década, o Galo foi vítima do rubro-negro na semifinal do Brasileiro de 1987.
A memória recente mais especial para o flamenguista é o título da Copa do Brasil do ano passado, quando o clube se tornou o primeiro campeão na Arena MRV, palco do jogo de hoje " a possibilidade de o rival histórico ser campeão mais uma vez no seu estádio mexe com os nervos dos torcedores atleticanos.
E há diversos outros episódios ao longo destes 40 anos. Foram duas classificações emblemáticas em Copas do Brasil vencidas pelo time carioca: nas quartas de final de 2006, com direito a uma goleada por 4 a 1, e nas oitavas de final de 2022, com grande virada no jogo de volta, marcada pela provocação de Gabigol sobre o "inferno" no Maracanã.
O Atlético também teve seus bons momentos, embora com menor frequência, como o título da Supercopa do Brasil de 2022, nos pênaltis, em Cuiabá, e a classificação nas oitavas da Copa do Brasil deste ano. Também é muito lembrada a goleada de 4 a 1 que classificou o time para a final da Copa do Brasil de 2014.
Já no outro duelo, o Palmeiras tem grande vantagem sobre o Grêmio " 45 vitórias, 21 derrotas e 34 empates ", mas episódios marcantes deixam gosto amargo nos alviverdes, sobretudo na década de 1990. O confronto mais marcante foi nas quartas da Libertadores de 1995: o tricolor gaúcho goleou por 5 a 0 em Porto Alegre, chegou a levar um susto ao perder por 5 a 1 em São Paulo, mas avançou. Nas oitavas de final da Copa do Brasil do mesmo ano, também saiu vitorioso.
O Grêmio eliminou o Palmeiras nas quartas do Brasileirão de 1990 e de 1996 e na Copa do Brasil de 1993. O alviverde só conseguiu dar o troco na semifinal da Copa do Brasil de 1996 e venceu a única final entre eles, na Copa do Brasil de 2020, já sob o comando de Abel Ferreira. Nada que tenha impedido o time gaúcho de causar mais uma ferida. Nas quartas da Libertadores de 2019, avançou com uma vitória por 2 a 1 no Pacaembu.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela