Rodada que pode ser decisiva traz rivalidades de históricos distintos
Historicamente, Atlético-MG e Grêmio, adversários de Flamengo e Palmeiras, ...
Historicamente, Atlético-MG e Grêmio, adversários de Flamengo e Palmeiras, respectivamente, na rodada que pode decidir o título do Brasileirão 2025 em favor do rubro-negro, hoje à noite, trazem sentimentos distintos para cada time.
Apesar do retrospecto equilibrado (39 vitórias do Fla, 34 do Galo e 21 empates), o histórico em confrontos decisivos traz boas memórias para os flamenguistas. A rivalidade floresceu a partir do primeiro título brasileiro do clube, em 1980, quando a equipe de Zico, Nunes e companhia bateu o Atlético na final. No ano seguinte, eliminou o mesmo adversário na campanha da conquista da Libertadores, em um polêmico jogo-desempate que terminou com o árbitro José Roberto Wright expulsando cinco jogadores do time mineiro. Na mesma década, o Galo foi vítima do rubro-negro na semifinal do Brasileiro de 1987.
A memória recente mais especial para o flamenguista é o título da Copa do Brasil do ano passado, quando o clube se tornou o primeiro campeão na Arena MRV, palco do jogo de hoje " a possibilidade de o rival histórico ser campeão mais uma vez no seu estádio mexe com os nervos dos torcedores atleticanos.
E há diversos outros episódios ao longo destes 40 anos. Foram duas classificações emblemáticas em Copas do Brasil vencidas pelo time carioca: nas quartas de final de 2006, com direito a uma goleada por 4 a 1, e nas oitavas de final de 2022, com grande virada no jogo de volta, marcada pela provocação de Gabigol sobre o "inferno" no Maracanã.
O Atlético também teve seus bons momentos, embora com menor frequência, como o título da Supercopa do Brasil de 2022, nos pênaltis, em Cuiabá, e a classificação nas oitavas da Copa do Brasil deste ano. Também é muito lembrada a goleada de 4 a 1 que classificou o time para a final da Copa do Brasil de 2014.
Já no outro duelo, o Palmeiras tem grande vantagem sobre o Grêmio " 45 vitórias, 21 derrotas e 34 empates ", mas episódios marcantes deixam gosto amargo nos alviverdes, sobretudo na década de 1990. O confronto mais marcante foi nas quartas da Libertadores de 1995: o tricolor gaúcho goleou por 5 a 0 em Porto Alegre, chegou a levar um susto ao perder por 5 a 1 em São Paulo, mas avançou. Nas oitavas de final da Copa do Brasil do mesmo ano, também saiu vitorioso.
O Grêmio eliminou o Palmeiras nas quartas do Brasileirão de 1990 e de 1996 e na Copa do Brasil de 1993. O alviverde só conseguiu dar o troco na semifinal da Copa do Brasil de 1996 e venceu a única final entre eles, na Copa do Brasil de 2020, já sob o comando de Abel Ferreira. Nada que tenha impedido o time gaúcho de causar mais uma ferida. Nas quartas da Libertadores de 2019, avançou com uma vitória por 2 a 1 no Pacaembu.