Tecnologia para o consumo eficaz e consciente de combustíveis
Na busca por um consumo mais consciente do combustível, não basta manter o carro em dia, dirigir ...
Na busca por um consumo mais consciente do combustível, não basta manter o carro em dia, dirigir de forma adequada ou abastecer em postos de confiança. Escolher a gasolina certa também faz diferença. De olho nesse movimento, as principais empresas do setor vêm acelerando o desenvolvimento de novos componentes e formulações para gasolina e lubrificantes, em uma estratégia que combina ganhos de desempenho dos motores e maior durabilidade dos componentes dos veículos.
O movimento é liderado pelas maiores distribuidoras do país, como Vibra, Ipiranga e Raízen, licenciada da marca Shell. Juntas, as três empresas têm uma fatia de cerca de 52% no segmento de distribuição, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e da Fecombustíveis. Por trás da estratégia, diz o consultor e engenheiro Xavier Bernardes, da XB Car Consulting, está a tentativa de atrair novos consumidores em um momento de crescimento dos postos sem bandeira.
" Estamos vendo uma aposta crescente das empresas no desenvolvimento de novas versões de gasolina, como aditivada e premium, que prometem aumentar a durabilidade dos motores dos automóveis, reduzindo o consumo do combustível e o desgaste dos componentes com o uso de novas fórmulas em sua composição. Essa maior conscientização do consumo vem acompanhada ainda do lançamento de produtos como lubrificantes cada vez mais complexos e tecnológicos " avalia Bernardes.
Para Mariana Santarém, vice-presidente de Produtos e Experiência do Cliente da Vibra, a escolha do combustível é determinante quando o assunto é eficiência e economia. Dados da ANP indicam que, apesar da redução do preço do petróleo no mercado internacional neste ano, os preços dos combustíveis nas bombas vêm se mantendo praticamente estáveis.
" Combustíveis aditivados ou premium, por exemplo, preservam a eficiência original do motor ao manter o sistema de injeção limpo e prevenir a formação de depósitos nas válvulas e bicos injetores. Com isso, há potencial de reduzir em até 5% o consumo de combustível " diz Mariana.
RESPOSTA TÉRMICA
Na Vibra, há a gasolina aditivada Petrobras Grid, que atua diretamente na limpeza do sistema de injeção com a promessa de ajudar a manter o motor eficiente por mais tempo. Já a gasolina premium Petrobras Podium tem baixo teor de enxofre e alta estabilidade oxidativa (demora mais para se deteriorar), permitindo melhor resposta térmica e desempenho superior, explica a executiva.
" Também desenvolvemos gasolinas técnicas sob medida para montadoras, utilizadas nos testes que definem a performance dos motores que chegam às ruas. E o etanol Grid aplica a mesma lógica de eficiência da versão para gasolina, mantendo o sistema limpo e ajudando o motor a entregar o melhor ao longo do uso contínuo " afirma Mariana.
ADITIVADOS
Segundo Júlio Sattamini, vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Ipiranga, a empresa também vem investindo no desenvolvimento de combustíveis mais eficientes com a criação da linha Ipimax, de combustíveis aditivados. Para o executivo, a composição dos produtos pode gerar uma economia de combustível entre 3% e 5%, variando de acordo com o tipo de combustível e o modelo do motor em relação às versões comuns, que não usam aditivos.
Ele cita a gasolina aditivada Ipimax, que promete mais rendimento e proteção avançada ao motor, graças à tecnologia de aditivos que otimiza a combustão, reduz o atrito e ajuda a manter o sistema limpo. O executivo destaca ainda a gasolina premium Ipimax Pro, indicada para motores de maior potência, como os de veículos esportivos e de alta performance, que garante combustão mais controlada, evitando a pré-ignição e permitindo melhor performance do motor.
" A isso se somam os lubrificantes, que contam com óleos sintéticos e semissintéticos que reduzem o atrito, melhoram a proteção dos componentes e mantêm o motor operando em condições ideais por mais tempo. A tecnologia dos produtos garante reduções de até 25% no desgaste do motor e de até 76% na degradação do óleo, prolongando a vida útil do motor, além de melhorar a proteção contra a corrosão " garante Sattamini.
CENTRO DE TECNOLOGIA
Para ele, a eficiência dos produtos, que são desenvolvidos no Centro de Tecnologia Iconic, fruto de uma joint venture com a Chevron, é potencializada se o condutor mantiver a manutenção do veículo em dia. Em geral, segundo estimativas do setor, pneus abaixo do volume ideal e desalinhados elevam o consumo de combustível.
" Isso faz toda a diferença para o desempenho e a durabilidade do motor. Um dos principais cuidados do consumidor é abastecer em postos de confiança. Combustíveis adulterados podem prejudicar o desempenho do veículo e causar danos, por isso é importante desconfiar de preços muito abaixo da média e de estabelecimentos sem procedência clara " lista ele, lembrando que a Ipiranga tem cerca de seis mil postos no Brasil.
A Raízen também aposta no desenvolvimento de combustíveis de olho na eficiência. Gilberto Pose, especialista em combustíveis da empresa, cita a linha V-Power, que tem em sua fórmula aditivos que aceleram a remoção de resíduos do motor, permitindo também uma queima mais eficiente do combustível. Hoje, a companhia oferece a gasolina aditivada V-Power, indicada para qualquer tipo de veículo, e a gasolina premium V-Power Racing, que permite que veículos de alta performance entreguem mais potência sem causar danos ao motor.
O executivo lembra ainda que a eficiência energética de um carro funciona como uma espécie de sistema integrado. Por isso, parte dessa estratégia envolve o desenvolvimento de lubrificantes, cujo objetivo é reduzir o atrito entre os componentes do motor, evitando desperdício de energia e, consequentemente, maior eficiência de combustível e proteção contra o desgaste.
" Um motor limpo e protegido opera com maior eficiência, resultando em uma combustão mais completa e otimizando sua performance e rendimento. Isso permite que o motor opere em sua condição ideal, aumentando sua durabilidade e garantindo uso mais eficiente do combustível. E o lubrificante, que reduz o atrito, cria melhores condições de operação.
Pose destaca ainda que, em paralelo, o ideal é ter uma condução suave, sem acelerações e frenagens bruscas. Embora o uso do ar-condicionado deva ser racionalizado, em altas velocidades ele é mais eficiente que manter os vidros abertos por questões aerodinâmicas. Ele reforça a importância da manutenção do veículo, como calibragem, alinhamento e balanceamento dos pneus, além da troca de filtros de ar e de combustível.