Os bastidores do futebol narrados em série
Muito se escreve sobre o futebol com foco no que acontece dentro das chamadas quatro linhas. Mas ...
Muito se escreve sobre o futebol com foco no que acontece dentro das chamadas quatro linhas. Mas são relativamente recentes os estudos sobre o que ocorre fora do campo " até porque o esporte foi inicialmente esnobado por boa parte da elite, que o considerava "ópio do povo", para usar uma expressão do antropólogo Roberto DaMatta, um dos pioneiros nos estudos sobre a sociedade brasileira a partir de eventos populares como o carnaval e o futebol.
Agora, uma série Original Globoplay, "Jogada de risco", com estreia prevista para 2026 e estrelada por Cauã Reymond (foto), pretende retratar os bastidores do mundo da bola " a partir da história de um jogador fracassado que tenta se firmar como agente no milionário mercado do esporte.
Para retratar esse aspecto pouco explorado do futebol, a série convocou nomes do esporte para contribuir com sua vivência " e também atuando. Foi o caso de Júnior, multicampeão pelo Flamengo e comentarista da TV Globo, que fez um participação especial na produção.
Júnior adianta que a trama aborda fielmente detalhes da vida de jogadores e empresários. O paraibano aproveita para dar o melhor conselho que um grande talento pode receber.
"Normalmente quando um jogador começa a carreira e as pessoas vislumbram um sucesso, as oportunidades começam a aparecer. É nesse momento que o jogador precisa ter a consciência, pois ele será chamado para tudo o que for oportunidade. O patrimônio maior dele é o físico. Ele não pode colocar a carreira em risco", diz o ex-lateral, antes de apresentar um aspecto desses novos tempos:
"Hoje, com rede social, você precisa ter uma orientação para evitar uma declaração, um posicionamento, uma atitude em público. Antigamente isso não tinha. Hoje precisa ter um acompanhamento de um profissional".
Estou ansioso.