Do campo ao tanque
Fontes renováveis do agro
Fontes renováveis do agro
Muitas matérias-primas usadas na produção de biocombustíveis vêm da agropecuária. O biodiesel é produzido principalmente de óleo de soja e gordura animal no país, mas pode ser de óleos de algodão, milho e de palma (dendê). O etanol brasileiro é majoritariamente de cana-de-açucar, mas a produção a partir do milho vem crescendo.
Processamento nas refinarias
A mistura de biocombustíveis nos combustíveis de origem fóssil seguirá aumentando anualmente no Brasil até 2030, mas os padrões regulamentados só entram em vigor após testes se mostrarem seguros para veículos. Na gasolina, a adição de etanol passou de 27% para 30% em agosto deste ano, quando a mistura de biodiesel no diesel subiu de 14% para 15%. A Petrobras já tem o diesel R5, com 5% de conteúdo renovável com as mesmas propriedades do S10 comum, sem necessidade de adaptação de motores. Estão em desenvolvimento uma gasolina com coprocessamento de 5% de resíduos florestais e novos tipos de diesel, R7 e R10, com 7% e 10% de conteúdo renovável, respectivamente.
Hora da verdade no posto
Para proteger seu veículo, especialistas e empresas recomendam checar se o posto só vende combustíveis dentro das especificações da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Dê preferência a combustíveis aditivados e premium para reduzir formação de borra e oxidação. Em carros híbridos, ligue o motor a combustão ao menos uma vez por semana e evite deixar combustível envelhecendo no tanque.