Miércoles, 10 de Diciembre de 2025

Maternidade da casa de saúde são josé será reaberta na segunda-feira

BrasilO Globo, Brasil 9 de diciembre de 2025

Escolha de famosas como Cláudia Raia, Fernanda Lima e Angélica para os partos dos filhos, ...

Escolha de famosas como Cláudia Raia, Fernanda Lima e Angélica para os partos dos filhos, a maternidade da Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio, será reaberta na próxima segunda-feira. A retomada dos atendimentos obstétricos, suspensos em 2020, acontece a partir de investimento de R$ 21 milhões da Rede Santa Catarina, da qual faz parte a unidade centenária, e de uma parceria estratégica com a Amil.
Há cinco anos, as "absolutas incertezas" e a pressão por leitos para pacientes infectados com Covid-19 anteciparam o fechamento da maternidade, que já era considerado pela São José. Agora, os atendimentos em obstetrícia retornam numa resposta à demanda dos planos de saúde. É o que explica o diretor-geral da São José, Renan Rezende.
" Nesse período, houve uma consolidação absurda dos nossos concorrentes, com parcerias e a criação de enormes grupos, inclusive de hospitais donos de operadoras e vice-versa. Somos um player independente, com localização estratégica. Precisamos dar acesso a outros planos de saúde e até a operadoras que têm hospitais como parceiros ou sócios, mas que querem ter acesso a outros serviços " analisa.
200 partos por mês
O projeto de reabertura da maternidade estava previsto no planejamento da unidade de saúde desde 2023, mas foi acelerado pela entrada da Amil como parceira. A operadora, com 1,5 milhão de usuários no Rio, deve garantir fluxo de atendimento à maternidade da São José, na avaliação de Rezende: isso porque devem ser redirecionadas para lá as usuárias que seriam atendidas na maternidade da Casa de Saúde Santa Lúcia, em Botafogo, que encerrará as atividades de obstetrícia a partir também do próximo dia 15.
" A Amil tem um projeto de reforma do Santa Lúcia para tornar a maternidade uma unidade premium. Tínhamos esse projeto para a São José, independente de qualquer parceria, mas enxergamos que a operadora conseguiria direcionar esses partos para nós. Foi um catalisador. Maternidade nasce com custo alto e precisa de escala " afirma o executivo.
A expectativa é que 200 partos sejam realizados mensalmente na nova maternidade da São José, metade deles de gestantes usuárias da Amil.
" Faltavam novas opções (de maternidade no Rio). O que fizemos foi credenciamento e direcionamento de nossos produtos a partir do nível intermediário, onde está a maior parte das nossas gestantes. E é mais um atrativo para conquistarmos novos clientes. Precisávamos aumentar as opções de parcerias em outras regiões do Rio que atendessem as expectativas dos nossos obstetras e das parturientes " diz Renato Manso, CEO da operadora.
‘Camarote do parto’
Além da Amil, poderão ser aceitos na maternidade usuários de planos de saúde como Bradesco, Porto Saúde, Cassi e Fapes (de funcionários do BNDES). Outras operadoras estão em fase de credenciamento, segundo o diretor geral da São José.
O investimento da Santa Catarina custeou a reforma completa da maternidade, com modernização da estrutura e aquisição de novos equipamentos. A unidade contará com 21 leitos de maternidade, três deles exclusivos para parto natural, e outros dez de terapia intensiva (UTI) neonatal, sendo seis individuais com banheiro próprio.
Uma das principais novidades é que o centro cirúrgico terá três salas com "camarote" do parto (ou o chamado birth view), onde, através de um vidro, os familiares poderão acompanhar ao vivo a chegada do bebê.
Os "mimos" para as famílias ainda incluem cardápio diferenciado para as suítes, decoração e até maquiador e cabeleireiro para a gestante e fotógrafo para o parto.
" Montamos esses pacotes de facilidades para que os pais que ganharem seus filhos conosco tenham opções para deixar esse momento do jeito que sonham " afirma Rezende.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela