Empresas ampliam voos para rio e salvador com o carnaval
As principais empresas aéreas nacionais e internacionais estão reforçando em até 14% suas ...
As principais empresas aéreas nacionais e internacionais estão reforçando em até 14% suas rotas para atender à maior demanda de turistas neste carnaval. Em alguns casos, o aumento de frequências chega a 70%. O incremento em trajetos internacionais ocorre sobretudo para Rio de Janeiro e Salvador.
A Confederação Nacional do Comércio (CNC) aponta que o transporte aéreo deve movimentar, na alta temporada, cerca de R$ 28,8 bilhões, um pouco atrás do transporte rodoviário, que deve ter receitas de R$ 34,1 bilhões.
" O Brasil está em alta no exterior, com recorde de turistas. Já são mais de 9 milhões em 2025, e este ano de 2026 devemos ter novo recorde. No cenário interno, estamos em pleno emprego, o que impulsiona as viagens domésticas " avalia Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).
530 voos extras
A TAP incluiu uma operação extra de Lisboa para o Rio de Janeiro entre fevereiro e março. São agora 13 frequências semanais. Na semana de carnaval, o voo será em 14 de fevereiro (sábado) e, nas demais semanas, às terças-feiras. Há ainda dois trajetos entre Porto e Rio de Janeiro.
" O carnaval é um dos pontos altos do nosso calendário de rotas para o Brasil, com especial destaque para Rio de Janeiro e Salvador. Tanto no Rio como na Bahia, os voos adicionais permanecem até o fim de março, permitindo que os europeus aproveitem também o verão brasileiro " explica Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas.
O grupo Air France-KLM também amplia sua malha aérea. A operação entre Paris e Rio sobe de sete para até 12 voos semanais até março. A rota Paris-Salvador passou de três para cinco frequências.
" Janeiro e fevereiro são de alta temporada para ambos os fluxos. Temos um aumento na demanda de quem vem da Europa para aproveitar o verão no Brasil, enquanto brasileiros procuram as estações de esqui europeias nesse período " comenta Manuel Flahault, diretor-geral para América do Sul.
Mas não são só os europeus. A American Airlines terá mais três voos diários do Rio para Nova York, Miami e Dallas.
A Flybondi, empresa de baixo custo da Argentina, subiu de 14 para 24 o número de voos semanais entre Buenos Aires e Rio. Já a rota Florianópolis-Buenos Aires passou de três para 20 frequências semanais. A companhia também reforçou as operações para a cidade de Córdoba, com serviços para Salvador, Maceió, Rio e Florianópolis.
As companhias nacionais também reforçaram rotas. A Azul terá 530 voos extras para atender 32 destinos. Um dos destaques será o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que contará com 192 partidas adicionais para 11 localidades.
Já a Gol planejou voos extras para 29 rotas entre 11 e 18 de fevereiro. No total, são 106 operações adicionais, com destaque para destinos como Salvador, Recife, Maceió, Fortaleza e Natal, além do Rio.
A Latam terá uma malha aérea doméstica 14% maior entre os dias 9 e 22 de fevereiro. A companhia cita o reforço em rotas de Guarulhos (São Paulo) e Galeão (Rio), para cidades como Salvador, Maceió e Foz do Iguaçu.