Martes, 20 de Enero de 2026

Empresas ampliam voos para rio e salvador com o carnaval

BrasilO Globo, Brasil 20 de enero de 2026

As principais empresas aéreas nacionais e internacionais estão reforçando em até 14% suas ...

As principais empresas aéreas nacionais e internacionais estão reforçando em até 14% suas rotas para atender à maior demanda de turistas neste carnaval. Em alguns casos, o aumento de frequências chega a 70%. O incremento em trajetos internacionais ocorre sobretudo para Rio de Janeiro e Salvador.
A Confederação Nacional do Comércio (CNC) aponta que o transporte aéreo deve movimentar, na alta temporada, cerca de R$ 28,8 bilhões, um pouco atrás do transporte rodoviário, que deve ter receitas de R$ 34,1 bilhões.
" O Brasil está em alta no exterior, com recorde de turistas. Já são mais de 9 milhões em 2025, e este ano de 2026 devemos ter novo recorde. No cenário interno, estamos em pleno emprego, o que impulsiona as viagens domésticas " avalia Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).
530 voos extras
A TAP incluiu uma operação extra de Lisboa para o Rio de Janeiro entre fevereiro e março. São agora 13 frequências semanais. Na semana de carnaval, o voo será em 14 de fevereiro (sábado) e, nas demais semanas, às terças-feiras. Há ainda dois trajetos entre Porto e Rio de Janeiro.
" O carnaval é um dos pontos altos do nosso calendário de rotas para o Brasil, com especial destaque para Rio de Janeiro e Salvador. Tanto no Rio como na Bahia, os voos adicionais permanecem até o fim de março, permitindo que os europeus aproveitem também o verão brasileiro " explica Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas.
O grupo Air France-KLM também amplia sua malha aérea. A operação entre Paris e Rio sobe de sete para até 12 voos semanais até março. A rota Paris-Salvador passou de três para cinco frequências.
" Janeiro e fevereiro são de alta temporada para ambos os fluxos. Temos um aumento na demanda de quem vem da Europa para aproveitar o verão no Brasil, enquanto brasileiros procuram as estações de esqui europeias nesse período " comenta Manuel Flahault, diretor-geral para América do Sul.
Mas não são só os europeus. A American Airlines terá mais três voos diários do Rio para Nova York, Miami e Dallas.
A Flybondi, empresa de baixo custo da Argentina, subiu de 14 para 24 o número de voos semanais entre Buenos Aires e Rio. Já a rota Florianópolis-Buenos Aires passou de três para 20 frequências semanais. A companhia também reforçou as operações para a cidade de Córdoba, com serviços para Salvador, Maceió, Rio e Florianópolis.
As companhias nacionais também reforçaram rotas. A Azul terá 530 voos extras para atender 32 destinos. Um dos destaques será o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que contará com 192 partidas adicionais para 11 localidades.
Já a Gol planejou voos extras para 29 rotas entre 11 e 18 de fevereiro. No total, são 106 operações adicionais, com destaque para destinos como Salvador, Recife, Maceió, Fortaleza e Natal, além do Rio.
A Latam terá uma malha aérea doméstica 14% maior entre os dias 9 e 22 de fevereiro. A companhia cita o reforço em rotas de Guarulhos (São Paulo) e Galeão (Rio), para cidades como Salvador, Maceió e Foz do Iguaçu.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela