Miércoles, 28 de Enero de 2026

Recurso para detectar hipertensão no apple watch chega ao brasil

BrasilO Globo, Brasil 28 de enero de 2026

Após lançar recursos capazes de medir o nível de oxigenação do sangue, identificar ...

Após lançar recursos capazes de medir o nível de oxigenação do sangue, identificar distúrbios associados a apneia do sono e gerar eletrocardiogramas, a Apple dá um novo passo em sua estratégia de apostar em serviços de saúde com a chegada ao Brasil do sistema que detecta sinais de hipertensão em seus relógios.
Em entrevista ao GLOBO, Adam Philips, médico cardiologista da área de Saúde da Apple, explica que a estratégia da companhia é investir em soluções para identificar sinais de doenças assintomáticas. O recurso no Brasil foi aprovado pela Anvisa.
O novo recurso de hipertensão analisa a pressão sanguínea através de um sensor cardíaco óptico presente nos relógios, que capta os dados e avalia como os vasos sanguíneos de um usuário respondem aos batimentos cardíacos durante um período de 30 dias. Depois desse período, o usuário é notificado se algum sinal de hipertensão crônica ou pressão alta for detectado.
" Grande parte da nossa saúde é invisível até para nós mesmos. O foco é continuar oferecendo notificações inteligentes, métricas e ferramentas que capacitem as pessoas a viver de forma mais saudável. Uma das maiores barreiras é não saber como você está. E é aí que um recurso como o de hipertensão entra, atendendo a esse propósito. Acreditamos que ele ajudará mais de um milhão de pessoas já no primeiro ano. Hoje cobrimos 18 áreas diferentes da saúde " diz Philips.
A hipertensão é o principal fator de risco de ataque cardíaco, AVC e doença renal, afetando aproximadamente 1,3 bilhão de adultos em todo o mundo, segundo a Apple. Cerca de 40% das pessoas vivem com hipertensão sem saber. O recurso já funciona em 150 países, como EUA e em nações da Europa. Além do Brasil, o lançamento inclui Austrália, Colômbia, Indonésia, Malásia e Turquia.
ajuda de algoritmos
O sistema funciona por meio de algoritmos que foram projetados para analisar como os vasos sanguíneos respondem aos batimentos do coração por meio de estudos com mais de cem mil participantes de variados perfis e regiões.
" Na prática, o sistema pode avisar ao usuário sobre uma condição que estava silenciosa em segundo plano e que precisa ser conhecida. Continuaremos trazendo recursos inteligentes de saúde. Esse tipo de notificação permite iniciar o tratamento e evitar um AVC. Nos relógios, o recurso passa a funcionar automaticamente, em segundo plano. Não há calibração nem configurações complicadas " explica Philips.
A aposta em recursos de saúde é uma das estratégias das empresas de tecnologia, como Samsung, Motorola e Huawei. Para o consultor em tecnologia João Fernandes Bittencourt, há uma disputa entre os fabricantes para buscar mais recursos de forma a atrair mais usuários.
" Hoje, as companhias sabem que é preciso agregar mais funções aos seus acessórios, sejam relógios ou anéis. Estamos em uma fase de evolução ainda, com a inteligência artificial ajudando a ampliar a confiabilidade das análises. O principal recurso das companhias é permitir que o usuário tenha um acompanhamento e consiga identificar ou antever problemas " diz.
Além disso, o usuário pode incluir os dados de pressão de forma manual para municiar o médico com mais dados. Para isso, foi criada uma seção no aplicativo "Saúde", orientando como fazer as medições, seja ao acordar ou antes de dormir. Como as informações são criptografadas no dispositivo, o usuário precisa autorizar o compartilhamento dos dados com terceiros. O recurso é indicado para quem ainda não sabe que sofre de hipertensão.
" O objetivo é gerar conscientização em uma população que não sabe que tem a condição. O sistema foi treinado com dados de pessoas que não tinham o diagnóstico. Quando uma pessoa está em tratamento para hipertensão, pode estar usando medicamentos que alteram a dinâmica dos vasos sanguíneos, tornando os sinais diferentes dos de pessoas sem diagnóstico " diz o médico.
A notificação de hipertensão é compatível a partir dos relógios Apple Watch Series 9 e o Apple Watch Ultra 2.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela